De acordo com a análise feita pela Ativa, o Assaí reportou nessa semana, um forte resultado no 2T22, ficando em linha com as expectativas de seus analistas. Dessa forma a equipe de research da corretora recomenda a compra para as ações da varejista.

Assaí mantem sua margem bruta em 16,1%

Conforme o relatório da Ativa, no top-line, o SSS da companhia ficou em 14,7%, com expansão de 33% YoY na receita líquida. Contudo, a companhia foi capaz de manter sua margem bruta em 16,1% – pressionada em 1,0 p.p na comparação anual, apesar do cenário mais desafiador. Assim, entregou margem EBITDA de 7,4% – +0,8 p.p em relação ao 1T22 – com as pressões inflacionárias e o impacto das aberturas recentes sendo parcialmente compensados por uma maior diluição e controle das despesas da companhia.

No trimestre, a receita líquida do Assaí foi de R$ 13,3 bi, 2x superior às vendas do 2T19 e um crescimento
de 32,8% na comparação anual. O crescimento das vendas da companhia foi impulsionado pela contribuição da expansão orgânica LTM (+18,1%) e pelo forte crescimento das vendas em lojas maduras – com 14,7% de SSS. O sucesso na dinâmica de vendas foi resultado de ajustes assertivos de sortimento e um maior fluxo de clientes nas lojas, em especial do B2B.

A empresa apresentou margem bruta de 16% – pressionada em 1,0 p.p na comparação anual mas
em linha com nossas projeções – refletindo as estratégias comerciais e forte expansão com abertura de 33 lojas ao longo dos últimos 12 meses.

A margem EBITDA apesentou forte expansão no trimestre e se manteve estável na comparação
anual – impactada em apenas -0,1 p.p – resultado das iniciativas de controle de despesas adotadas pela
companhia, compensando parcialmente o impacto das aberturas dos últimos 12 meses.

Sólido plano de expansão

Segundo a Ativa, O Assaí vem entregando um sólido plano de expansão, onde no 2T22 foram inauguradas 4 novas lojas orgânicas, totalizando 8 no 1S22 e com guidance de mais 4 entregas no 2S22. Em julho foram inauguradas as 2 primeiras lojas convertidas do Extra Hiper, Ceilândia (DF) e Campina Grande (PB), com perspectiva de abertura de mais 38 conversões até dezembro. Com as aberturas de loja do 2T22, a companhia ultrapassou a marca de 1 milhão de metros quadrados de área de venda.

Bom resultado no 2T22

Conforme a análise da Ativa, o Assaí apresentou um bom resultado, em linha com as expectativas. Dessa forma, mesmo diante de um cenário macro ainda desafiador, a companhia apresentou uma dinâmica comercial mais competitiva, com os ajustes de sortimento, controle de despesas, rápida maturação das novas lojas e o retorno dos clientes B2B sendo os principais responsáveis no resultado apresentado.

Por fim, os analistas da corretora seguem acreditando que o canal de cash and carry continuará se destacando em meio ao forte ambiente inflacionário e que o Assaí, como um player puro de atacarejo, se beneficiará desse movimento de migração de clientes para o formato.


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