Veja a análise da Ativa Investimentos sobre o resultado do 2T22 da Telefônica Brasil (VIVT3). Dessa forma, a equipe de analistas da corretora tem recomendação neutra para os papéis da companhia

Receita e EBITDA crescem

De acordo com a Ativa, a Telefônica Brasil (VIVT3) apresentou um resultado em linha com as suas estimativas. A receita cresceu 7,1% YoY, em linha com o projetado. O EBITDA cresceu 9,1% YoY,e houve leve queda da margem em função de despesas ligeiramente abaixo do esperado.

Conforme o relatório da Ativa, o segmento móvel foi um destaque positivo do período, com ganho de market share após alguns trimestres de leve perda, além de apresentar robustas expansões de receita, mesmo após exclusão dos efeitos da aquisição da Oi Móvel. Todavia, o segmento fixo continuou o bom desempenho dos trimestres anteriores, com destaque para a contínua expansão do segmento FTTH (fibra ótica).

O lucro líquido veio abaixo das estimativas do mercado, devido às receitas financeiras, que aumentaram acima do projetado em função de maior endividamento decorrente dos investimentos em 5G, além do aumento da taxa básica de juros.

A Ativa sinaliza que mudança no mix de produtos, com o maior número de acessos nos negócios de FTTH e IPTV, permitiu que a receita core fixa, que considera apenas os serviços de fibra ótica e tv digital, crescesse 10,8% YoY. A receita de FTTH, que foi destaque no trimestre, cresceu 23,7% YoY, aumentando a cobertura em 61 cidades. A receita fixa total apresentou expansão de 1,7%.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade.
Veja por aqui.

Móvel cresce no pré e pós pago:

Segundo os analistas da Ativa, o desempenho do segmento de receita móvel foi excepcional, com crescimento de 15,1% YoY, ou 9,4% YoY se excluídos os efeitos da aquisição da Oi Móvel, devido ao crescimento expressivo na base da base de clientes. A receita do pré-pago cresceu 18,3% YoY devido ao aumento da base de clientes com incorporação da Oi Móvel, além de maior recorrência de recargas. Outro destaque foi a receita de venda de aparelhos, que cresceu 26,4% YoY.

Os custos da operação apresentaram crescimento de 27,3% YoY, devido principalmente ao reconhecimento de efeitos não recorrentes. Houve crescimento de despesas com pessoal de 20,1% YoY, em função de reajustes de salários, contratações de novos colaboradores e despesas com remuneração variável.

Houve expansão de 7,3% YoY em despesas comerciais, devido às maiores despesas com publicidade. Além disso, houve crescimento de 12,3% YoY de despesas gerais e administrativas em função de maiores despesas com serviços de terceiros. O resultado financeiro registrou um aumento de despesa de 282% YoY, em função do maior endividamento médio devido aos investimentos relacionados ao leilão 5G, além do aumento da SELIC.

Ganho de share no segmento móvel e queda de ARPU:

Após trimestres de leve perda de market share, houve ganho de 5,1pp YoY nestre trimestre. No entanto, a equipe de analistas da Ativa sinaliza que houve redução do ARPU de 3,6% YoY no ARPU móvel pós-pago e pré-pago, em razão do mix de altas mais concentrado nos planos de entrada do segmento pós-pago puro e controle.

Telefônica Brasil deve capturar ganhos

Conforme a análise da Ativa, o resultado do 2T22 corrobora a tese de investimentos. A contínua remixagem do segmento fixo, os constantes ganhos de eficiência e boa geração de caixa operacional permitirão que a Telefônica Brasil realize aquisições e desembolse o capital necessário para realizar os investimentos na rede 5G, após a conclusão do leilão do ano passado. Além disso, a empresa deve capturar ganhos com a aquisição dos ativos da Oi, gerando sinergias.


Raio X Empresas

Conheça a nossa assinatura que pode alavancar seus ganhos como acionista.

Com ela você tem acesso a um conteúdo incrível que vai te ajudar bastante na sua jornada como investidor.

Que tal saber tudo sobre a empresa que você investe ?

Ou então saber quais são as ações mais recomendadas pelos especialistas?

É como ter uma visão Raio X sobre tudo que está rolando no mercado e além disso estar bem preparado para tomar decisões.

Com ela você fica sabendo antecipadamente sobre:

Resultados: Datas, links para conferências e íntegras dos balanços de mais de 250 cias.

Assembleias: Antecipe os temas que influenciam seus rendimentos.

Proventos: Ganhe com as emissões de dividendos e JCP.

Isso e muito mais espera por você no Raio X Empresas!

E o melhor: o Clube Acionista liberou 10 dias grátis pra você conhecer.

GARANTA SEU ACESSO AGORA

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis