A Economia Circular apresenta-se em estágio de descoberta, inovação e testes com muito aprendizado e enfrentando diversas barreiras. Podemos verificar uma confusão, desconhecimento e pouca difusão do conceito.

As barreiras são internas ou externas às organizações, e podemos contextualizá-las caso a caso conforme o modelo de negócios, maturidade em relação à questão e o setor econômico de atividade.

Verificamos barreiras externas relacionadas às regulamentações baseadas na Economia Linear ao redor do mundo, e os ajustes vêm evoluindo de forma discrepante nos países. Também devemos considerar aspectos sociais e culturais que refletem a difusão embrionária do tema. Os consumidores estão habituados ao modelo linear de consumo seguindo tendências, com descartes e novas compras sucessivas. A conscientização com a Economia Circular está nascendo e as empresas devem redesenhar seus produtos e serviços permitindo que o cidadão possa desenvolver hábitos de impactos positivos.

As barreiras internas às organizações estão relacionadas ao redesenho do seu modelo de negócios, seus produtos e serviços, os processos da sua cadeia de valor, o bom uso de todos os recursos envolvidos (materiais, humanos, financeiros e outros), infra estrutura, tecnologia etc.

A cadeia de suprimentos sustentável é um modelo bastante aplicado pelas empresas e com vários anos de existência. Também vemos grandes inciativas relacionadas ao reaproveitamento dos materiais através da reciclagem, reuso, recondicionamento etc. Verificamos o esforço com a extensão do ciclo de vida útil dos materiais e produtos como as garrafas retornáveis da Ambev. Um modelo que ainda pode ser bastante desenvolvido é o do compartilhamento de produtos e bens, como os armários coletivos de roupas na europa. A substituição da oferta de produtos por serviços vem surgindo como a compra da impressão de um documento ao invés de uma impressora, oferecido pela HP. E o modelo da digitalização de produtos e serviços como por exemplo a Netflix ainda pode ser bastante explorada.

Trata-se de uma grande mudança que demanda o redesenho de muitos padrões.