Quantas vezes você viu uma ideia reciclada ser chamada de inovação? Quantas vezes você escutou a expressão “um jeito novo de fazer política”? Quantos automóveis são remixados nas montadoras de um ano para o outro e surgem como uma espécie de sufixo salvador: lançado o “Novo XPTO”? E assim segue a vida, privilegiando o “novo”. Retóricas à parte, o importante é que, pragmaticamente, a sociedade tenha proveito das inovações.
Vejamos o caso da Óleoponto, startup sul-matogrossense, que lançou um Totem inteligente (interativo), autodefinido como um projeto inovador, incentivando a população – via bônus – a depositar ali o óleo de cozinha usado (que vai se transformar em biodiesel). Trata-se de uma máquina de tecnologia reversa, cujo desenvolvimento contou com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), fornecendo recursos não reembolsáveis e suporte técnico da Unidade EMBRAPII Instituto Federal Fluminense, um centro de pesquisa de excelência, para desenvolver o software e o hardware do equipamento.
Para o morador de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Sidrolândia, que precisava esperar algum “tiozinho” com charrete, ou o “caminhão do óleo”, passar recolhendo pequenos tambores, frascos plásticos e garrafas PET com óleo usado, será mais interessante ganhar algum tipo de bônus pelo trabalho em favor do meio ambiente. Mais que isso, é ter a certeza de que ele jamais contaminará 25.000 litros de água para cada litro de óleo indevidamente descartado no esgoto e, por extensão, no rio.
O Brasil precisa disso: mais pragmatismo e menos vaniloquacidades (popularmente, um toró de palavrórios sem objetividade).
SACOLINHAS
O site parceiro de Plurale noticiou que o Estado do Rio de Janeiro atingiu o marco de 8,1 bilhões de sacolas plásticas a menos em circulação. O balanço foi realizado e divulgado pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Só no último ano foram 2,7 bilhões de sacolas que deixaram de ir para o meio ambiente. O levantamento reflete o sucesso da Lei das Sacolas Plásticas (Lei Estadual 8.473/19) que, neste mês de julho, comemora seu terceiro ano de vigência.
Cabe lembrar que o Rio foi o primeiro Estado no Brasil a aderir à medida, inspirando outros estados, como Pará e Amazonas, a elaborarem leis semelhantes.
MACACO
Por ora não há motivo para alarme, mas a decretação de emergência sanitária pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no sábado, aumenta a preocupação e cuidados para se conter o surto da chamada varíola do macaco.
A doença já atinge perto de 17 mil pessoas em 74 países. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou na véspera (sexta-feira) 607 casos.
“Por ora” não há alarme. Que se diga isto ao mercado…
METAVERSO
“O Metaverso e as Companhias Abertas” será tema de evento (online), dia 15 de agosto próximo, das 10h às 11h, promovido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).
MOBILIDADE
A Fundação Grupo Volkswagen e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES deram início à 1ª edição do Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável, voltado a reconhecer a produção científica brasileira.
A iniciativa irá premiar, com R$ 25 mil, autores de artigos em três categorias: Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Leves; Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus); e Modelos Sustentáveis de Negócio Conectados a Melhorias na Mobilidade Urbana. As inscrições vão até 8 de agosto pelo link https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/21062022_EDITAL292022PrmioCAPES_Volkswagen.pdf
AGRO
Dia 1º de agosto acontecerá o Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA) 2022, organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3. Em pauta a Geopolítica, Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Mercados, Tecnologia e Integração e Perspectivas para 2023/26.
Entre os convidados estarão Luis Carlos Corrêa Carvalho (ABAG); Gilson Finkelsztain (B3); Carlos França, Ministro das Relações Exteriores; Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente; Marcos Montes, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Alysson Paolinelli, ex-Ministro da Agricultura; Michel Temer, ex-Presidente da República e Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura.
EXEMPLO
O Jardim Santa Catarina, em Sorocaba (cidade a 80 km da Capital de SP), recebeu no final de junho o plantio de uma centena de mudas de 28 diferentes espécies. A ação reuniu 35 pessoas e foi coordenada pelo Programa de Educação Ambiental da Clarios, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e autarquias.
O Programa de Educação Ambiental resultante da parceria entre a Clarios Foundation e a UNICEF, atendendo à iniciativa do “Pacto Global das Nações Unidas”, colabora com o alinhamento de suas estratégias e operações com princípios focados em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
As 100 mudinhas parecem pouco, mas não são quando se espera que seja o início de um processo envolvendo outras parcerias e engajamento da população local.
CONSUMO
Enquanto parte da população brasileira se divertiu comprando roupas, gaúchos direcionaram seu prazer em frequentar hotéis e motéis. Ao menos é o que aponta a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, realizada pela fintech do grupo Santander, no mês de maio último, medindo o consumo das classes C e D no Estado sulista.
A população local (somente C e D) teve, ainda, como prioridades sequenciais a Rede Online, Drogaria/Farmácia, Prestadores de Serviços, Automóveis/Veículos e Lojas de Roupas. Do outro lado da tabela, os gaúchos consumiram menos serviços de companhias aéreas, entretenimento, telecomunicações, transporte e restaurante.
RECUPERAÇÂO
Ainda sobre a pesquisa acima, para efeitos de comparação, em todo o Brasil a média do consumo subiu 2% e os setores que mostraram altas mais significativas no consumo foram Lojas de Roupas (14%), Transporte (7%) e Automóveis/Veículos (6%). Os maiores recuos no país foram companhias aéreas (-2%), Entretenimento (-2%) e Hotéis/Motéis (-1%).
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que a alta no consumo destas classes sociais, mesmo que pequena, mostra que a economia no varejo está se recuperando aos poucos.
TECNO/MULHER
Estão abertas as inscrições para o <Dev>ª, programa de treinamento para mulheres em tecnologia promovido pela B3. São 50 vagas disponíveis para estimular a integração deste público no segmento, contando com formação em linguagem de programação focada no mercado de trabalho.
O <Dev>ª foi desenvolvido em parceria com a Let’s Code, edtech especializada em treinamentos em programação. As candidatas deverão escolher durante a inscrição uma das duas trilhas de desenvolvimento, sendo uma focada em DevOps e a outra em Java, ambas com 25 vagas disponíveis. Após os seis meses de aulas ministradas de maneira remota, as alunas estarão capacitadas para ingressar no mercado de trabalho, com possibilidade de contratação na B3.
DIVERSIDADE
Ainda sobre o curso acima, da B3, são elegíveis para participar do processo seletivo mulheres (cis e trans) maiores de 18 anos, formadas no ensino médio, de todas as áreas de atuação e residentes em qualquer região do Brasil.
Saiba mais pelo link https://letscode.com.br/processos-seletivos/b3-deva
COPA
O futebol continua movimentando montanhas de dinheiro. A Copa do Mundo, no Catar, neste ano, deverá movimentar algo em torno de US$ 220 BI, somente em investimentos do país sede.
Isto é aproximadamente 19 vezes o que o Brasil investiu em 2014. E olha que o Brasil se esforçou bastante para gastar…
ALGODÃO
Popularmente, a comemoração de dois anos de casados são “Bodas de Algodão”. Neste mês de julho, a coluna Via Sustentável comemora tais bodas, de casamento com os leitores, procurando levar a melhor informação e análises conjunturais e setoriais, seja pela coluna diretamente, seja por artigos de alguns dos especialistas mais renomados do país em ESG.
Cultivar algodão é cultivar transformação, cura, conforto e leveza, na metáfora. Pois é exatamente isto que queremos: ajudar na transformação e cura do país e sua gente, bem como almejar o conforto e leveza para todos, com a conquista de uma vida mais digna a cada um.
DESENHO
“Quando falamos e trabalhamos em torno da temática ESG, estamos em área que está sendo desenhada pela sociedade. E neste desenho, contar com o apoio de mídia especializada e comprometida com esta causa é mais do que relevante. Parabéns ao Nelson Tucci, nosso parceiro da jornada sustentável – desde os bons tempos dos primórdios do Mercado Acionário – pelo feito da coluna Via Sustentável, completando dois anos. Sempre relevante, sempre trazendo novidades. Parabéns também ao conceituado Portal Acionista, por ter entendido a grandiosidade do tema e ter aberto espaço. Vida longa! Orgulho por trilharmos juntos este caminho. Sigamos!” – Sonia Araripe, Diretora de Plurale.
Agradeço a tanta gente boa que acolheu a ideia. Quero aqui deixar um abraço especial ao Gustavo e a Claudia Guerses, diretores do Portal, e a Sonia Araripe, de Plurale, que disseram SIM logo na apresentação da ideia. Via Sustentável vai se consolidando nesses dois anos de luta para todos nós. A coluna abriu espaço para a nossa Editoria Universo ESG. Expandimos a ideia e o desafio. Aos leitores, entrevistados, assessores e colaboradores eventuais o meu muito obrigado.