A Copel Energia publicou o desempenho do mercado de energia elétrica no terceiro trimestre de 2019 em relação a igual trimestre do ano anterior.

Este ano a ação CPLE6 registra alta de 74,8% para uma cotação de R$ 52,89/ação, correspondente a um valor de mercado de R$ 14,5 bilhões.

Os múltiplos para 2019 são: P/L de 8,8x e VE/EBITDA de 6,6x.

O mercado fio da Copel Distribuição registrou crescimento de 1,6% no consumo de energia no 3T19.

O mercado a fio é composto pelo mercado cativo, pelo suprimento a concessionárias e permissionárias dentro do Estado do Paraná e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão.

Ajustado pela saída dos consumidores em 230 kV da base de comparação.

Esse resultado refletiu o crescimento de 6,6% no consumo do mercado livre, pelo avanço da produção industrial do Paraná que cresceu 5,0% em julho e 2,3% em agosto de 2019.

Mercado Cativo.

A venda de energia para o mercado cativo da Copel Distribuição totalizou 4.667 GWh no 3T19, redução de 1,2%.

Como consequência, principalmente, da diminuição de 12,8% do consumo na classe industrial, explicado principalmente pela migração de clientes para o mercado livre.

Já a classe residencial consumiu 1.776 GWh, com crescimento de 2,3%, reflexo principalmente do aumento de 2,0% no número de clientes.

Fornecimento de Energia Elétrica registrou crescimento de 1,8% no 3T19.

O fornecimento de energia elétrica da Copel representa o volume de energia vendido aos consumidores finais e é composto pelas vendas no mercado cativo da Copel Distribuição e pelas vendas no mercado livre da Copel Geração e Transmissão e da Copel Comercialização.

Energia Vendida Total cresceu 12,0% no trimestre.

O total de energia vendida pela Copel, composto pelas vendas da Copel Distribuição, da Copel Geração e Transmissão, dos Complexos Eólicos e da Copel Comercialização em todos os mercados, atingiu 12.806 GWh.

CONFIRA TODOS OS BOLETINS E ANÁLISES DO MERCADO

Publicidade

A estratégia que poucos conhecem

Descubra o atalho para ganhos surpreendentes no mercado financeiro.