O modelo de Black-Litterman, basicamente, é um ferramenta de análise que estima os retornos esperados em relação aos ativos disponíveis no mercado. A ferramenta levou o nome de ambos autores, criada próxima dos anos 90 pelos economistas Fischer Black e Robert Litterman.
A princípio, os gestores de carteira de investimentos utilizam a ferramenta com o objetivo de potencializar as estratégias de alocação de ativos. Sobretudo, com o intuito de combinar as informações do mercado, as visões de retorno com os ativos assimilando os retornos esperados.
Portanto, o objetivo do modelo de BL é potencializar os retornos de uma carteira. Veja abaixo com mais detalhes o que é e como funciona o modelo.
O que é o modelo Black-Litterman?
Acima de tudo, o modelo de Black e Litterman sugere que os investidores não devem concentrar todos os seus investimentos em apenas um lugar. Dessa forma, através da diversificação se busca potencializar a carteira.
Baseado na Teoria Moderna de Portfólio, criada pelo economista americano Harry Markowitz, o modelo é um extensão de otimização inversa. Ao qual, o excesso de retorno implícito de uma otimização reversa é posteriormente ajustado. Dessa forma, visa refletir uma vista única do investidor sobre os retornos futuros.
Além disso, a Teoria de Markowitz indica que as características de risco ou de retorno de determinado investimento não devem ser analisadas em separado. Por outro lado, devemos observar como a aplicação é influenciada pelo risco, bem como o retorno para o portfólio.
Com base nisso, o modelo Black-Litterman surgiu para aperfeiçoar o modelo já existente, considerando que a Teoria Moderna de Portfólio era limitada.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Como funciona o modelo Black-Litterman?
Na prática, o modelo de BL reúne dados de mercado em conjunto com as projeções sobre os retornos esperados. Entre os modelos, estão os fundamentos de precificação, bem como, o CAPM e outros.
- Por exemplo:
Quando a otimização fornece um retorno esperado de 6,5% para o mercado emergente e você acredita que esse retorno esperado é muito baixo, é possível ajustá-lo. Por exemplo, em 75 pontos-base, ou seja, 7,25%. Assim, você pode executá-lo novamente utilizando as suas estimativas de retorno ajustado ao modelo de otimização de média-variância.
É possível usar o modelo com ações.
Mas fique atento! Há algumas restrições no modelo, como:
- Especificações de uma alocação fixa a um ou mais ativos.
Como capital humano ou outros bens não comercializáveis.
- A definição de um intervalo de alocação de ativos para uma classe de ativo.
Por exemplo, 10% a 15% para notas do Tesouro Direto.
- E definições de um limite superior sobre um alocação com dificuldade de liquidez.
Por exemplo, algumas small caps ou micro caps.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.