O BB assinou um Memorando de Entendimentos de caráter não vinculante (MoU) com sua coligada indireta, BB MAPFRE Participações S.A.; para constituir, de forma conjunta, uma nova sociedade denominada Broto S.A., que conduzirá os negócios da Plataforma Digital Broto.
A Plataforma Broto atua na cadeia produtiva do agronegócio, sendo, atualmente, desenvolvida pela Brasilseg Companhia de Seguros, uma subsidiária integral da BB MAPFRE.
O capital social da Broto será representado por ações ordinárias e preferenciais sem direito a voto e distribuídas entre BB MAPFRE e BB da seguinte forma:
• BB MAPFRE – 100% das ON e 0% das PN (50% do capital total);
• BB – 100% das PN e 0% das ON (50% do capital total).
O MoU prevê que o Banco do Brasil e a BB MAPFRE (e/ou a Brasilseg) em conjunto com a BB Corretora, celebrarão com a Broto S.A., cada qual, um acordo operacional que regule os termos e condições da oferta dos produtos nas atuais e futuras plataformas e canais da Plataforma Broto.
• Está prevista no MoU, a possibilidade de transferência de participação da BB MAPFRE ao BB, de acordo com condições e prazos a serem definidos; tendo por base os valores aportados tanto pela BB MAPFRE como pela Brasilseg na Plataforma Broto até a constituição da nova empresa;
• A constituição da Broto está sujeita à discussão e formalização de documentos definitivos e a obtenção das autorizações regulatórias e governamentais aplicáveis.
A estratégia do Banco do Brasil permanece centrada no cliente, nos negócios com sinergia, no controle das despesas, e na busca por maior eficiência e lucratividade. Reiteramos que o BB é o banco mais descontado em relação aos seus principais concorrentes diretos; sendo negociado a 0,6x o seu valor patrimonial (versus média de 1,4x dos pares) e P/L de 4,0x para 2022 (versus média de 7,0x).
A Planner tem recomendação de COMPRA para BBAS3 com preço justo de R$ 43,00/ação (potencial de alta de 29,8%).