Em maio de 2022, comparado ao mesmo mês do ano passado, a busca das empresas por crédito registrou um crescimento de 8,7%, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. E foram as micro e pequenas empresas (MPEs) que impulsionaram o aumento: enquanto a procura por elas cresceu 9,2% em relação ao mesmo período de 2021, os negócios de médio porte registraram uma queda de 6,3% no índice, seguidos pelas grandes companhias, com 2,9% de retração.
“A tendência do empreendedorismo no Brasil, principalmente contra o desemprego, é o que melhor pode explicar a crescente demanda por crédito. As MPEs impulsionaram o índice, pois historicamente são as que possuem menor fôlego de caixa e precisam buscar mais recursos para honrar seus compromissos financeiros. Ainda assim, o momento é de atenção para que os micro e pequenos empreendedores possam se organizar e evitar endividamentos”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
A análise anual ainda indica que a demanda por crédito cresceu em todos os setores, em comparação com maio de 2021. O topo do ranking ficou com Serviços, que teve aumento de 12,3% nas buscas, seguido por Indústria (7,3%) e Comércio (4,7%).
Nas regiões do país, o indicador mostrou que a Nordeste aumentou em 11,5% as pesquisas por crédito em maio de 2022, comparado com o mesmo período do ano passado. Na Norte, o crescimento foi de 9,9%. A Sul e a Sudeste se aproximaram com 8,8% e 8,1%, respectivamente e a Centro-Oeste fechou com 6% de crescimento.
Dados da pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostrou que entre abril e maio de 2022, a maioria dos pequenos negócios (59%) tem mais de um terço dos custos mensais comprometidos com dívidas e empréstimos. Por isso, a Seara Experian possui o compromisso de ajudar os empreendedores e impulsionar os negócios no país, e oferece capacitação e ferramentas gratuitas que ajudam no planejamento financeiro e inteligência de mercado. Existem soluções disponíveis para consulta no blog oficial de empresas, desde a abertura da empresa até consulta de Score e das dívidas pelo CNPJ, existem soluções.