Saber como declarar o Imposto de Renda sobre ações e investimentos é extremamente importante para evitar problemas com o Leão. Isso porque, mesmo apurando as declarações de milhões de brasileiros anualmente, a Receita Federal possui um sistema informatizado que realiza o cruzamento de dados entre os pagadores e recebedores de Impostos, o que permite que a instituição possa descobrir quais foram as transações realizadas.

Declarar o Imposto de Renda sobre ações

A declaração dos ativos mobiliários, os rendimentos provenientes dos mesmos, bem como eventuais ganhos de capital, é obrigatória para todos os investidores. Além disso, a declaração do imposto de renda sobre ações e investimentos deve ser feita independentemente se tais ganhos forem ou não isentos de tributação ou não.

Logo, mesmo que o investidor de ações não tenha realizado um total de vendas acima de R$20mil, é importante que o investidor declare suas posições e ganhos de capital obtidos.

A Receita Federal considera como tributáveis os valores relativos ao acréscimo patrimonial, quando não justificados pelos rendimentos tributáveis, isentos ou não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte.

Portanto, é importante declarar todos os rendimentos obtidos com ações e cotas de fundos imobiliários (FIIs), não importando que eles sejam isentos ou tributados na fonte. Além de declarar todos os rendimentos, é necessário informar também a posição em carteira em 31/12 pelo custo de aquisição, assim como os resultados de lucro ou prejuízo obtidos pela venda de ativos de bolsa.

DECLARAÇÃO DE AÇÕES E FIIS | Imposto de Renda 2022 | PRAZO FINAL

Live especial com Tiago Reis, Professor Baroni, e Contadora da Bolsa para esclarecer as últimas dúvidas dos investidores sobre a declaração de ações no Imposto de Renda 2022.


Invista nas melhores oportunidades do mercado mundial e diversifique seu portfólio em moeda forte

Acima de tudo conte com as recomendações de analistas 100% dedicados para criar a sua melhor estratégia de investimentos no exterior.

Nos últimos tempos, quem seguiu o jargão “não coloque todos os ovos na mesma cesta” e também investiu no exterior, não só diminuiu os impactos negativos da volatilidade do mercado local, como se beneficiou com a alta do dólar.

Mas, investir no mercado internacional exige estudo e tomada de decisões cautelosas. Contudo, como garantir isso sem ter muita experiência ou tempo para fazer análises detalhadas?

Com a Suno Internacional, além de contar com uma carteira recomendada em 5 estratégias de investimento fora do país, você irá aprender a investir no exterior. Ou seja, abrir conta, selecionar ativos, acompanhar desempenho e saber declarar. Além disso, terá acesso à Suno Premium, que dá acesso aos melhores investimentos no Brasil em 4 carteiras:

  • As ações;
  • Os fundos imobiliários;
  • As renda fixa;
  • E os fundos de investimento.

Em suma, com a Suno Internacional, você vai:

Contar com um time de analistas CNPI especializados no mercado internacional, bem como nacional para tomar melhores decisões de investimento com relatórios e carteiras recomendadas. Dolarizando seu patrimônio em ações listadas nas bolsas americanas, ETFs de diversos países, Reit’s e BDR’s

Aprender a investir no exterior, abrir conta, selecionar ativos, acompanhar desempenho, declarar ativos, assim como, conhecer os principais cases internacionais.

Acessar uma série de materiais didáticos, como vídeos e podcasts, além de plantões de dúvidas diretamente com nossos analistas. Enquanto ganha cada vez mais autonomia para tomar decisões com confiança.

E vai acessar também a Suno Premium, que dá acesso aos melhores investimentos do Brasil nas carteiras:

Dos fundos imobiliários;

Dos fundos de investimento;

E em outras duas estratégias de ações: uma com foco em dividendos e outra com foco em valorização.

Tudo para facilitar a sua vida por completo na hora de investir.

COMECE AGORA POR AQUI.

Publicidade

Impulsione seus investimentos com este acesso incrível!

clube