Conheça os 4 fundos imobiliários (FIIs) do segmento de papel para aproveitar a alta do índice de inflação conforme sinaliza Necton. Os ativos que possuem exposição aos índices de preços, atualmente, estão sendo impactados positivamente na distribuição de proventos.
Com base no mercado em geral, os analistas da Necton, seguem com uma perspectiva positiva de que a reabertura da economia pode reaquecer o segmento dos fundos imobiliários.
O cenário, contudo, ainda se mostra cauteloso no curto prazo, dada a alta da Selic; mas, que também tende a beneficiar os fundos de CRIs atrelados ao CDI, também conhecidos como os fundos de papel.
Veja abaixo os fundos da modalidade sugeridos pela Necton:
4 Fundos Imobiliários de Papel
Nome | Código |
VBI CRI | CVBI11 |
BTG PACTUAL CRÉDITO IMOBILIÁRIO | DEVA11 |
CSHG RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS | HGCR11 |
VALORA RE III | VGIR11 |
Exatamente como é citado em relatório, confira as descrições sobre o fundo conforme a Necton:
VBI CRI (CVBI11)
O VBI CRI é um fundo focado no investimento em CRIs indexados à inflação e ao CDI. A carteira do fundo é bem diversificada entre vários segmentos.
O fundo tem maior concentração no setor Residencial (28%), seguido por Loteamento (21%), Shoppings (14%), Logística (12%), Educacional (8%), Multipropriedade (7%), Deathcare (5%), Varejo (4%) e Escritório (2%). Na distribuição por indexador apresenta 67,1% alocados em IPCA+, 16,6% em CDI, 11% em FIIs e o restante em caixa. A taxa média de alocação por indexador é de IPCA+7% e CDI+4,5%.
Devant Recebíveis Imobiliários (DEVA11)
O Devant Recebíveis Imobiliários é um fundo que investe em CRIs, possuindo atualmente 95 CRIs na carteira. O fundo tem uma carteira mais focada em CRIs corporativos, multipropriedade, loteamento e shoppings. Em termos de indexadores e taxas médias, o fundo tem exposição de 93,6% em CRIs indexados ao IPCA com uma taxa média de IPCA+10,35%; tem 4,8% da carteira em IGP-M+10,80%; tem 1,3% em CDI+5,72% e tem 0,4% em INPC+9,24%
CSHG Recebíveis Imobiliários (HGCR11)
O HGCR11 é um fundo da categoria de títulos, que investe primordialmente em CRIs, possuindo 35 na carteira. Em termos de segmentos, o fundo está com maior concentração no segmento de Varejo (41%), seguido por Residencial (29%), Logística (21%), Educacional (4%), Hotel (4%) e Saúde (1%). Nos indexadores, o fundo está mais alocado em IPCA (52,4%), seguido por CDI (46,7%) e IGP-M (0,9%). As taxas médias de aquisição são IPCA+7,2%; CDI+3% e IGP-M+8,4%.
Valora RE III (VGIR11)
O fundo Valora RE III é um fundo da categoria de CRIs. A carteira do fundo está distribuída em 38 CRIs, com foco principal no segmento Residencial, respondendo por 95,7% da carteira.
O restante está distribuído entre Shoppings (3,2%), Hospital (0,9%) e Escritórios (0,2%). O fundo tem um foco de investimento em CRIs indexados ao CDI, que hoje correspondem a 92,4% da carteira. Já os 7,6% restantes estão indexados ao IPCA. Quanto às taxas médias de aquisição, a parcela indexada ao CDI possui uma taxa média de CDI+4,9% e a parcela em IPCA possui taxa de IPCA+6,8%.
Quer saber quais são os FIIs mais recomendas para investir no momento?
Selecionamos em um consenso de mercado a opinião dos principais analistas do país sobre a relação do preço justo e as indicações sobre o que fazer (comprar, vender ou manter) com cada ativo que compõe o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX).