Confira a avaliação da XP para os resultados da Allied (ALLD3) no 4T21 e veja se vale a pena investir.Desta maneira, a equipe de analistas da corretora vê resultados neutros, em linha com o esperado.

XP avalia resultados da Allied (ALLD3)

Segundo os analistas da XP Lárissa Perez e Rafael Barros, A Allied é uma dos maiores distribuidoras de eletrônicos do Brasil, vendendo aparelhos de marcas como Apple, Samsung e HP.

A empresa atende desde pequenos varejistas até grandes redes regionais e nacionais, tais como Magazine Luiza, C&A e Via Varejo. Como a maioria dos fabricantes tem recursos limitados de logística e planejamento de vendas, a Allied é vista como um parceiro estratégico.

Resultados Neutros no 4T21

No quarto trimestre de 2021 (4T21), a Allied apresentou resultados neutros, em linha com as expectativas dos analistas, mas sólidos ainda assim, tendo em vista a forte base comparativa no 4T20. Como esperado, o crescimento no segmento de Distribuição (+3% A/A) combinado ao crescimento em Varejo Digital (+22% A/A), compensou o cenário mais difícil no Varejo Físico (-8% A/A).

Como resultado, o EBITDA ajustado da Allied alcançou os R$ 129 milhões (-2% A/A e -1% versus o que esperávamos). Seu lucro líquido, por sua vez, ficou em R$ 72 milhões no trimestre (-1% A/A e 7% acima da nossa projeção).

Finalmente, os analistas da XP destacam que a companhia permaneceu com mais caixa do que dívida, com um excesso de R$ 375 milhões.

Distribuição: vendas crescem 3% A/A no 4T21

No segmento de distribuição, as categorias que mais cresceram foram video games (+51%), linha branca (+18%) e tablets (+17%). Isso está em linha com a estratégia da Allied de diversificar suas receitas, não dependendo tanto de celulares. No geral, houve queda no volume de produtos vendidos (-11% A/A), mas isso foi mais do que compensado pelo aumento no preço dos itens.

Finalmente, a Allied destaca que ela entrou em uma parceria para distribuir os produtos Playstation no Brasil, que possuem cerca de 63% de participação de mercado no País.

Varejo Digital: vendas crescem 22% A/A no 4T21

Mais uma vez, a tendência de aumento de ticket médio continua, conforme ocorrido nos trimestres anteriores. desta vez, as categorias cujos preços mais cresceram foram notebooks e televisões, dentre outros.

Em termos operacionais, a Allied destaca que no 1T22 ela abriu oficialmente suas lojas sob a bandeira Xiaomi nos marketplaces da Via, Magazine Luiza, B2W e Compra Certa.

Os analistas da XP destacam que a companhia está confiante quanto ao potencial de crescimento da marca asiática, que é uma nova entrante no mercado brasileiro de eletrônicos.

Varejo Físico: vendas caem 8% A/A no 4T21

Olhando para os dados consolidados de 2021, a receita líquida do varejo físico atingiu R$ 550 milhões, um patamar 20% superior ao de 2020, mas ainda 15% inferior ao de 2019. Isso teria acontecido sobretudo às dificuldades de retomada do varejo físico no cenário pós-Covid.

Nesse contexto, a Allied optou for fechar algumas de suas lojas no 4T21, sobretudo quiosques que não atingiram os níveis esperados de vendas. Dessa forma, a empresa segue focada em atingir níveis de venda pré-Covid por meio de suas operações mais rentáveis.

No geral, mantemos nossa visão construtiva para Allied, apesar de estarmos ligeiramente mais cautelosos diante dos impactos do cenário macroeconômico sob a performance da empresa. Vale lembrar que temos recomendação de Compra, com preço-alvo de R$ 38 por ação” Afirmam os analistas da XP.

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