De acordo com o relatório da Ativa, a Sabesp (SBSP3) reportou receitas que superaram nossas expectativas em função da aplicação de reajuste tarifário e o aumento nos volumes faturados no comércio e na indústria.

Ainda assim, seus custos e as despesas operacionais mais que compensaram este aumento, dado o aumento em pessoal, serviços, energia elétrica, perdas e inadimplência.

Assim, o Ebitda reportado foi bem pior que o esperado.

Com um resultado financeiro em linha às as expectativas dos analistas da Ativa, a queda no lucro líquido surpreendeu negativamente. A equipe de analistas espera uma recepção negativa dos resultados.

Destaques Positivos do 4T21 da Sabesp

Reajuste tarifário e recuperação parcial de volumes no comércio e indústria impulsionam receitas

Devido aos reajustes tarifarios aplicados em 20 e 21, as receitas neste 4T21 superaram as nossas expectativas.

A recuperação parcial dos volumes faturados no comércio, indústria e a manutenção de resiliente crescimento nos volumes faturados do segmento residencial contribuíram para este avanço.

PMSO anual

Em um trimestre onde achar pontos positivos foi complicado, destacamos que, durante 2021, as despesas
com pessoal se mantiveram no mesmo patamar que em 2020. Tal resultado foi possível diante dos desligamentos efetuados pelo Programa de Retenção do Conhecimento, que gerou a redução anual de 5,4% na quantidade média de colaboradores da companhia.

Destaques Negativos

Volumes faturados

De forma consolidada, os volumes neste 4T21 apresentaram apenas estabilidade frente aos registrados no 4T20. Embora os volumes residenciais, comerciais e industriais tenham apresentado crescimento de 3,4%, 8,4% e 3,6% vs. 4T20, os volumes faturados da companhia evoluíram apenas 0,4% vs. 4T20, influenciado pelas quedas no atacado e a não cobrança no segmento residencial social/favela.

No ano, as ligações de água caíram 2,5% YoY enquanto as de esgoto caíram 1,2%.

Inadimplência e perdas medidas avançam

Os custos e as despesas operacionais evoluíram pelas despesas de pessoal, materiais gerais, serviços,
energia elétrica e perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa.

No trimestre, as despesas com inadimplência chegaram a R$ 260 MM vs. R$ 95 MM no 4T20. Nas perdas, ainda que as perdas por ligação por dia tenham retraído 4,2% no ano, o índice de perdas medido avançou 3,3 p.p. e atingiu 27,9% vs. 27,0% em 2020.

A participação dos custos e despesas na receita líquida avançou 9,2 p.p., passando de
73,1% no 4T20 para 82,3% em no 4T21.

Assim como o Ebitda, lucro líquido é menor do que o esperado

O resultado financeiro da companhia avançou conforme prevíamos diante ao aumento das taxas de CDI e a realização de novas captações realizadas durante 2021. Além do resultado financeiro, o aumento nos tributos também impactou o lucro líquido da companhia, que veio abaixo de nossas expectativas” Disse o analista da Ativa.

Quer descobrir o preço alvo para Sabesp (SBSP3) e o potencial conforme o Consenso do Mercado? Confira aqui.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.