Conhecer estes índices de preços pode ajudar muito na hora de investir. Seja para calcular a rentabilidade ou para usar como dado de avaliação do investimento.

Portanto, os índices econômicos são indicadores de inflação que mostra o cenário atual em relação ao aumento dos preços dos produtos e serviços no país, que afeta diretamente no mercado financeiro.

Para o investidor, tal dado, serve para acompanhar se o rendimento do investimento realmente está em linha com a evolução econômica. Assim como, para estipular uma rentabilidade mínima necessária para não deixar que o futuro investimentos renda abaixo da inflação, mas sim, que ao menos supere o aumento contínuo dos preços – inflação -.

Os índices de preços são:

Os índices de preços são indicadores econômicos ligados a inflação. No Brasil, existem diversos, entre os mais importantes são: IPCA, INPC, IPC-FGV, INCC, IPA e IGP.

Confira um resumo sobre cada índice:

IPCA

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo: o objetivo é medir a variação dos preços no comércio para o público final. Portanto reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. Hoje, considerado o índice oficial de inflação do país.

INPC

Índice Nacional de Preços ao Consumidor: tem como objetivo informar a variação de preços (inflação) no que tange às populações assalariadas com baixo rendimento, de 1 a 5 salários mínimos.

IPC-FGV

Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas: este indicador considera as despesas habituais de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos em 7 das principais capitais do país.

INCC

Índice Nacional de Custos da Construção: tem o objetivo de acompanhar a evolução dos custos no setor de construção que incluem preços de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra.

IPA

Índice de Preços por Atacado: também conhecido como Índice de Preços ao Produtor Amplo, este mede a variação dos preços no mercado atacadista, principalmente nos produtos agropecuários e industriais antes do consumo final.

IGP

Índice Geral de Preços: junto com o IPCA, este é um dos índices mais utilizados pelo mercado. O indicador não possui uma cesta de produtos, mas é formado por uma composição de outros índices, como: 60% do IPA, 30% do IPC-FGV e 10% do INCC.

O IGP é utilizado como referência para correções de preços de diversos ativos, como: títulos do Tesouro Nacional, depósitos bancários pós-fixados com prazo acima de um ano, contratos de aluguel, energia elétrica e etc. Por este motivo o índice é atualizado em diferentes datas:

IGP-DI: Mede a variação dos preços entre o dia 1 do mês anterior e o dia 30 do mês de referência;
IGP-10: Mede o mesmo dado, mas entre os dias 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência;
IGP-M: Mede entre os dias 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência.

Como investidor e consumidor, é fundamental estar atento aos índices econômicos para evitar as armadilhas da inflação. Ciente de que seu investimento renda acima desta variações de preços para garantir o poder de compra.

Há várias opções dentro do Tesouro Direto, Fundos de Investimentos, Letras de Crédito e outras capazes de oferecer rendimentos acima da inflação e considerados de baixo risco. Busque por produtos de qualidade e se mantenha informado.

Fique atento às notícias, invista consciente!