A Intelbras divulga resultados financeiros positivos referentes ao quarto trimestre de 2021. Os principais destaques foram a Receita Operacional Líquida de R$ 906.785 mil, representando um crescimento de 24,2% com relação ao mesmo período do ano anterior e 19,5% com relação ao trimestre passado e o Lucro Líquido R$ 100.166 mil, representando um crescimento de 13,4% com relação ao realizado no trimestre anterior.

Intelbras apresenta lucro líquido de R$100.16 mi no 4T21

‘Concluímos 2021 com grande satisfação. Tivemos um excelente resultado no quarto trimestre, que marcou o trabalho de um ano completo de dedicação e esforços de todos os nossos mais de 5 mil colaboradores e parceiros comerciais. Nossos planos se concretizaram ao longo deste exercício, o que nos dá segurança para planejar 2022 com a certeza de que será um ano complexo do ponto de vista macroeconômico, mas que nos trará oportunidades importantes de consolidarmos ainda mais nossa marca e nosso negócio’, comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Evolução do Negócio por Segmento de Atuação

No trimestre de fechamento do ano, a Intelbras observou um bom desempenho nos seus três segmentos macros de atuação: energia, segurança e comunicação. O grande destaque ficou, novamente, para o segmento de Energia, que cresceu 179,4% com relação ao mesmo período do ano anterior e passou a representar 24% da receita operacional líquida da companhia.

‘As estratégias de penetração de mercado em Energia Solar e em Energia estão sendo um sucesso e nossa marca está começando a se consolidar como referência neste mercado. O crescimento de 179% com relação ao mesmo período de 2020, bem como de 57,9% com relação ao trimestre anterior são reflexo desta assertividade na estratégia, associada a um mercado, principalmente de energia solar, muito forte e demandante de produtos’, afirma Marcio Osli, diretor da unidade de Energia Solar da Intelbras.

O segmento de segurança manteve seu ritmo de crescimento e concluiu o exercício de 2021 com um crescimento de 41,2% com relação ao trimestre anterior. ‘Mesmo com todos os desafios logísticos ao longo do ano, o segmento de segurança manteve um crescimento estável e relevante, reforçando nossa posição de liderança nas principais categorias de produtos desse setor’, explica Silvestri.

Já o segmento de comunicação foi o mais afetado pelas dificuldades de abastecimento de chipsets e outras partes que a maioria das empresas estão enfrentando. Ainda assim, a receita operacional líquida da empresa cresceu em 18,8% neste exercício.

Posição de caixa

Em um período de adversidades logísticas, a Intelbras decidiu aumentar seus estoques e reduzir o risco de desabastecimento de seus produtos. Ainda com este investimento acontecendo ao longo de todo o segundo semestre, foi observado a manutenção da robustez do caixa da empresa, que ficou em R$ 940.858 mil, um pequeno aumento em comparação ao 3T de 2021.

‘Destaca-se ao longo do quarto trimestre que mesmo com o incremento dos estoques na ordem de R$ 337 milhões, houve uma leve geração negativa de caixa operacional. Nossa expectativa é de ao longo de 2022, com o consumo destes estoques, haja uma recomposição da geração de caixa operacional’, afirma o CEO da Intelbras.

Principais resultados consolidados

A Receita Operacional Líquida foi de R$ 906.785 mil no trimestre, representando um crescimento de 24,2% com relação ao mesmo período do ano anterior e 19,5% com relação ao trimestre anterior.

‘Os três segmentos — Energia, Comunicação e Segurança – apresentaram crescimento quando comparados ao trimestre anterior e mesmo com todos os desafios da cadeia logística, conseguimos entregar um novo recorde de receita para a companhia’, complementa Silvestri.

O Ebitda atingiu o valor de R$ 115.951 mil, 30,3% superior ao trimestre anterior e 27,1% abaixo do apresentado no mesmo período do ano anterior, período no qual a empresa recebeu o ganho de causa da ação judicial da exclusão do ICMS como base de cálculo do PIS/COFINS. Ao fazer o ajuste no valor, percebe-se um crescimento nominal de 9,4%, partindo de R$ 106.026 mil no quarto trimestre de 2020 e chegando em um valor de R$ 115.951 mil neste trimestre.

O ROIC (pre-tax) relativo aos últimos doze meses, apurado no quarto trimestre de 2021 foi de 25,5%, ficando 6,1p.p. abaixo do realizado trimestre anterior.

O Lucro Líquido no trimestre foi de R$ 100.166 mil, representando um crescimento de 13,4% com relação ao realizado no trimestre anterior e uma redução de 51,6% com relação ao apurado no ano anterior, também impactado pelo ganho de causa citado anteriormente.

Iniciativas para 2022 e perspectivas

A Intelbras iniciou 2022 realizando a maior aquisição de sua história. Em fevereiro, a empresa adquiriu a também catarinense Renovigi Energia Solar por R$ 335 milhões. O objetivo da ação é ampliar a geração distribuída de energia limpa e sustentável aos brasileiros, acelerando o processo de um Brasil mais verde. A aquisição faz parte da estratégia da Intelbras em se consolidar como uma empresa referência no mercado de energia solar. As operações de ambas as companhias, assim como as políticas comerciais e de produtos, continuarão independentes.

‘Vemos com uma perspectiva muito positiva todo o crescimento do mercado de geração distribuída de energia solar e estamos fazendo os investimentos necessários para que, ao final de 2022, a companhia se torne um player ainda mais relevante neste segmento. A aquisição da Renovigi nos dá ainda mais força para executar nossa estratégia de aceleração do negócio de Energia Solar da empresa’, comenta Silvestri.

Além da aquisição, a Intelbras prevê crescimento para todas as nossas unidades de negócio em 2022. As estratégias já estão definidas e a empresa iniciou o ano com estoque de materiais disponível, observando uma leve melhora no ambiente logístico internacional.

‘Embora o ambiente macroeconômico se mostre desafiador, estamos focados para que as oportunidades que se apresentem ao longo do ano sejam capturadas e transformadas em resultado para a Intelbras. Os segmentos de segurança e comunicação também já estão atuando para manter seus níveis de crescimento alinhados com nossos históricos e contribuirão para um novo exercício de muitas conquistas’, complementa o CEO.

‘A manutenção de uma cultura voltada para o cliente, sempre próxima de todos os envolvidos em nossos negócios, em toda a cadeia de geração de valor e muito orientada para o resultado é uma das prioridades para o ano. Essa cultura vem sustentando os indicadores recentes e será imprescindível para o nosso futuro. Tenho certeza de que 2022 será mais um ano desafiador, mas repleto de sucesso e muito crescimento’, finaliza Silvestri.

(MR – Agência Enfoque)


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