Em novo livro, a filósofa e feminista Marcia Tiburi investiga a humilhação nacional. “Complexo de vira-lata: Análise da humilhação colonial” é o mais novo livro de Marcia, Tiburi, filósofa e feminista, autora dos best-sellers como “Como conversar com um fascista e Feminismo em comum”.
“O Complexo de vira-lata” foi escrito com linguagem acessível como um processo de busca pela verdade em tempos nos quais o manifesto ódio à verdade vem destruir as chances de se construir uma comunidade humana. Conciso, nasce na urgência de uma análise sobre a humilhação nacional, interiorizada pelas pessoas e institucionalizada em nível social e político por meio da colonização, que não é apenas coisa do passado.
A tese fundamental do “Complexo de vira-lata” é que a humilhação é uma práxis, ou seja, uma ação que é, ao mesmo tempo, uma produção mental, teórica e linguística, emocional e afetiva. É ela que sustenta a guerra de classes dos ricos contra os pobres e explica a submissão e a obediência de todos diante das injustiças até hoje.
“Complexo de vira-lata” busca expor a lógica, a moral, a estética e a política da humilhação em forma de uma constelação. Revela tanto o método da análise filosófica em jogo, suas bases interdisciplinares ligadas à psicanálise, à história, à literatura e outras áreas, quanto conteúdos e efeitos dessa configuração essencial do psicopoder, ao qual inimigos da democracia tentam submeter seus defensores.
Se todo livro é uma conversa, esta é uma obra imperdível, essencial para a biblioteca de todas as pessoas que desejam aguçar o pensamento crítico.