Confira a analise da BB Investimentos sobre a VALE (VALE3) companhia que tem perspectiva de dividendos consistentes em 2022.Dessa maneira a corretora selecionou a mineradora que apesar dos desafios de curto prazo para o mercado de minério de ferro e nas operações de metais básicos, segue intensificando as iniciativas para capturar oportunidades desses segmentos nos próximos anos.

Vale (VALE3) tem perspectiva de dividendos consistentes

Segundo os analistas do BB, em 2021, a Vale mostrou importantes avanços com relação à segurança das operações e seu comprometimento com a sociedade e o meio ambiente.

Além disso, anunciou uma série de iniciativas para contribuir para a descarbonização da siderurgia, que vão além da ampliação de produtos de alta qualidade em seu portfólio, tais como o desenvolvimento do briquete verde (material substituto aos tradicionais da mineração; saiba mais aqui) e parcerias com siderúrgicas para desenvolver soluções de redução de emissões.

Desta forma, além da busca pela retomada da liderança global em volumes, as estratégias da companhia, seu plano de crescimento e a busca pelo aumento de competitividade reforçam nossa expectativa de que a empresa permanecerá rentável em 2022 e longo prazo, mesmo com cenário de preços de minério de ferro em patamares inferiores aos deste ano.

A projeção de lucros elevados traz perspectiva de dividendos consistentes, consolidando a Vale como uma forte pagadora de proventos.

BB identifica riscos no investimento:

(i) Desaceleração da atividade industrial global, sobretudo na China e nos Estados Unidos, afetando a demanda de minério de ferro;

(ii) queda significativa nos preços internacionais de minério de ferro, além de nossas projeções;

(iii) incrementos substanciais de seus custos em relação ao patamar atual, incluindo os custos de carvão e logística;

(iv) atrasos relevantes da retomada de capacidade produtiva de minério de ferro;
(v) falha em proceder com sua estratégia para os ativos de metais básicos;

(vi) quaisquer mudanças estruturais na dinâmica da indústria siderúrgica global, que ameace o mercado mundial de minério de ferro; e

(vii) novos eventos de rompimento de barragem, ou novos passivos relacionados a Brumadinho ou Samarco.

Confira onde estão os ativos mais recomendados pelos analistas

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.