A receita líquida da Alpargatas no 4T21 foi de R$ 1.069,0 milhões, alta de 7,4%, com destaque para a expansão do mercado internacional e para as iniciativas de RGM em Havaianas Brasil onde o preço/mix cresceu 9,8%. Em 2021, a receita líquida atingiu o recorde histórico da Companhia (R$ 3.948,6 milhões), alta de 25,6% vs. 2020 impulsionada pelo crescimento de volumes (12,0%), além das iniciativas de RGM com um aumento de preço por par de11,3% (8,7% C C).
Alpargatas (ALPA4)
No 4T21, a margem bruta consolidada atingiu 42,9%, retração de 7,3 pp vs.4T20, devido ao aumento dos preços das matérias-primas em 42% (vs.4T20), parcialmente mitigados pelo RGM com um aumento de preço por par de 10,5% (9,7% em CC). No ano, a margem bruta por par consolidada cresceu +8,4%, principalmente pela contribuição do mercado internacional e pelo RGM com aumento de preço por par de 11,3% (8,7% em CC), que compensaram o aumento dos preços das matérias-primas (+26% vs. 2020).
O lucro líquido consolidado em 2021 foi de R$ 692,6 milhões (+445,8% vs. 2020). O crescimento de R$ 565,7 milhões é explicado pelo aumento do resultado operacional (EBITDA) e pelas reduções dos itens não recorrentes de EBITDA, resultados financeiros de correntes da liquidação da dívida relacionada à Covid-19 (R$ 86,6 milhões), da variação cambial do contas a pagar para a Rothy &’769;s (R$ 59,0 milhões) e das operações descontinuadas.
(MR – Agência Enfoque)