IPCA em linha com o consenso do mercado é visto como um sinal de confirmação para mais altas na Selic nas próximas reuniões do COPOM.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro foi de 0,54%, 0,19 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 0,73% de dezembro. Foi a maior variação para um mês de janeiro desde 2016 (1,27%). Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 10,38%, acima dos 10,06% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2021, a variação mensal foi de 0,25%.
– IPCA VEM EM LINHA COM AS ESTIMATIVAS E SOBE 0,54%, VAREJO VEM EM QUEDA MENOR QUE O ESTIMADO, MAS LONGE DE REPRESENTAR EFETIVAS MELHORAS. REVISÃO SELIC PARA 12,25% – NECTON | COMENTÁRIO ANDRÉ PERFEITO*
Acaba de ser divulgado pelo IBGE os dois grandes indicadores do dia, o IPCA e a PMS (Vendas no Varejo) e o resultado veio em linha com o esperado no caso do IPCA e um pouco melhor no caso do Varejo. A mediana das projeções do IPCA era 0,55% (nossa projeção 0,6%) e este veio em 0,54%. No caso do Varejo se esperava uma queda de -0,6%, mas veio uma queda menor, em -0,1%.
No caso do IPCA a variação em 12 meses voltou a subir e sai de 10,06% registrado em dezembro para 10,38%. Não fosse a queda dos combustíveis a alta teria sido maior uma vez que oito dos nove grupos apresentaram alta na margem.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
No caso do Varejo a notícia é marginalmente melhor uma vez que a queda foi menor, mas não suficiente para jogar o índice no terreno positivo em relação a igual período do ano passado.
Mais altas na Selic
Os dados de hoje forçam uma ligeira revisão na SELIC ao final do ciclo de 12% para 12,25%. Antes trabalhávamos com altas de 75 e 25 pontos base, mas nos parece que o cenário de 100 pontos na próxima reunião irá se consolidar entre os investidores e assim achamos prudente tal revisão.
>Abra sua conta na Necton e comece a investir agora