Essa semana o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu aumentar a Selic, a taxa básica de juros, para 9,25% tornando os ativos da renda fixa mais atrativos.
Os investidores que buscam obter rendimentos nesse tipo de investimento podem encontrar boas opções para aplicar o seu dinheiro.
Os títulos de renda fixa se destacam pela segurança e por oferecer uma boa rentabilidade em época de muitas incertezas no mercado financeiro.
Para aproveitar o momento de alta na taxa de juros separamos uma série de investimentos em renda fixa começando pelo Tesouro Direto.
O investimento mais seguro da Renda Fixa
Todas as aplicações no Tesouro Direto são 100% garantidas pelo Tesouro Nacional, isso significa que entre todos investimentos existente na Renda Fixa ele é o mais seguro.
A liquidez diária é outro ponto positivo pois permite que o investidor saque imediatamente os valores aplicados quando for preciso.
Há diversas opções para investir no Tesouro Direto e elas se encontram dentro das três tipos principais que são Selic, Prefixados e IPCA.
Tesouro Selic
Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o investimento ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto.
É indicado para quem tem objetivos de curto prazo ou quer formar uma reserva de emergência. O título possui rentabilidade diária vinculada à taxa Selic.
Deste modo a sua rentabilidade pode aumentar ou diminuir de acordo com a variação da taxa básica de juros da economia.
Como não paga juros semestrais, é mais interessante para quem pode deixar o dinheiro render até o vencimento do investimento.
Tesouro Prefixado
Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento.
É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título é indicado para aqueles que querem realizar investimentos de médio e longo prazo.
Existem dois tipos de títulos de Tesouro Prefixado, o que paga os juros determinados no momento da compra e é interessante para quem pode manter o valor aplicado até o vencimento do título.
Já o prefixado com juros semestrais paga juros a cada semestre (cupons de juros) ideal para quem precisa dos seus rendimentos com mais rapidez.
Tesouro IPCA+
A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.
Esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada, eles também contam com opções para o investidor receber juros semestrais ou na data de vencimento do título.
São Indicados por muitos especialistas para objetivos de longo prazo como a aposentadoria, o Tesouro IPCA+ tem como vantagem a não desvalorização do dinheiro com o passar do tempo, mantendo o poder de compra do investidor.
No Clube Acionista você encontra diversas análises e atualizações sobre o mercado de renda fixa.