Confira a empresa recomendada pelo Itaú BBA que pode seguir se beneficiando com a alta dos preços do etanol, possivelmente, sendo uns dos principais impulsionadores de desempenho neste curto prazo.

Empresa que se beneficia com a alta do etanol

São Martinho (SMTO3)

Uma das maiores produtoras de Açúcar e Etanol do Brasil, com uma capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, distribuída entre quatro usinas, sendo três localizadas no estado de São Paulo e uma no estado de Goiás.

Mais detalhadamente, as principais operações da empresa estão distribuídas em quatro usinas, São Martinho, Iracema e Santa Cruz, localizadas no estado de São Paulo, e Boa Vista, localizada em Goiás. A São Martinho é referência no Brasil por apresentar rendimentos agrícolas acima da média, altos níveis de mecanização e ser um player rentável. No passado, a empresa fazia parte da Copersucar.

“A companhia vem se beneficiando de altos preços de etanol na recente disparada de preços de combustíveis, e esperamos que o etanol seja o principal driver de resultados no curto prazo”, afirmam os analistas do Itaú BBA.

Em relatório, consta que para os próximos anos, a perspectiva de baixos estoques globais de açúcar permitiu à São Martinho travar vendas futuras da commodity a preços favoráveis, o que deve sustentar margens em patamares elevados. Além disso, a empresa foi pouco afetada pelas geadas do mês de Julho, o que deve a favorecer em um cenário de oferta mais restrita de Açúcar e Etanol na próxima safra.

A recomendação conforme o Itaú BBA é de classificação Outperform e preço justo de R$42,00 por ação.

Como o preço justo é encontrado?

Basicamente, o preço justo estipulado pelos analistas da casa envolve o potencial de apreciação ou desvalorização de uma ação tendo em vista os fundamentos da empresa e as perspectivas do mercado. A partir disso, determina-se uma
metodologia de avaliação baseada na projeção do fluxo de caixa de longo prazo da empresa, descontado a valor presente. Isso quer dizer que o analista projeta, inicialmente, o fluxo de caixa (receitas, despesas, entre outros pontos) da empresa para os próximos anos, com base no quadro macroeconômico, informações sobre investimentos da empresa, previsões de crescimento do setor em que a empresa atua, entre outras variáveis.

Depois, o fluxo de caixa projetado para cada ano é trazido a valor presente. Para isso, utiliza-se a taxa de desconto de acordo com o risco Brasil e a taxa de juros no Brasil e nos Estados Unidos, entre outros fatores.

Já as classificações, o Itaú BBA utiliza os termos (Outperform, Market Perform e Underperform) que correspondem aproximadamente a Compra, Manutenção e venda, respectivamente. Tais “notas” refletem a avaliação do analista sobre o possível desempenho da cotação no médio prazo comparado com a média do mercado.

Estas que geralmente são alteradas ou revisadas em cada novo evento ou nova informação capaz de alterar os fundamentos previamente estabelecidos.

No Clube Acionista você encontra a recomendação e preço alvo de diversas casas em um só lugar, conheça por aqui.

Significado das Classificações:

Outperform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho acima da média do mercado.

Market Perform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho em linha com a média do mercado.

Underperform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho abaixo da média do mercado.

Quer conhecer quais são as empresas mais recomendadas para investir? Veja por aqui.

Publicidade

Aumente seus ganhos

em até 100%