O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou estabilidade em agosto (0,0%) em relação a julho, na série com ajuste sazonal. Sem o ajuste, houve alta de 3,1%. Esta estabilidade foi composta pela variação positiva das vendas reais (+0,1%) e pelos resultados negativos nas horas trabalhadas na produção (-0,2%) e no nível de utilização da capacidade instalada – NUCI (-0,2 p.p.).
Os salários médios reais também apresentaram redução no mês (-0,4%), porém não compõem o INA. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º/10), pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).
Para setembro, o Sensor ficou abaixo da linha de estabilidade, marcando 49,5 pontos, indicando assim queda moderada da atividade industrial paulista. As variáveis que mais contribuíram para o recuo do Sensor foram os estoques que atingiram 46,5 pontos, permanecendo acima do nível desejado e a variável de vendas, marcando 49,3 pontos, o qual indica retração das vendas para o mês.
Dos demais indicadores que compõem o Sensor, a variável emprego avançou para 52,6 pontos em setembro, por ficar acima dos 50,0 pontos, há a expectativa de admissões no mês.
Houve alta também para a variável que capta as condições de mercado, que marcou 50,5 pontos. Acima dos 50,0 pontos demonstra a expectativa de melhora das condições de mercado.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
(MR – Agência Enfoque)