Alimentação escolar de qualidade, respeito à tradição nutricional local e geração de renda para a agricultura familiar. A combinação de benefícios é resultado da parceria entre Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/Mapa). O tema foi destaque no Seminário Estadual da Agricultura Familiar para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), edição Roraima, realizado nesta terça-feira (16).

O evento é resultado de uma parceria institucional entre as três entidades, visando desenvolver ações conjuntas para aproximar o mundo da educação da agricultura familiar, da assistência técnica, da nutrição e de estudiosos sobre o tema. O debate buscou promover alinhamento entre a produção da agricultura familiar e as entidades executoras (escolas federais e secretarias de educação estaduais e municipais), de acordo com as diretrizes do Programa.

Durante a abertura do evento, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, José Trabulo, destacou a importância de gerar riqueza na ponta da cadeia produtiva e reforçou o papel da parceria entre Conab e FNDE neste cenário. Por sua vez, a coordenadora geral do PNAE, Karine dos Santos, ressaltou que foi essa parceria que permitiu ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar e destiná-los à alimentação escolar.

A Conab também participou de dois painéis técnicos. No primeiro, a Companhia foi representada pela superintendente de Abastecimento Social, Diracy Lacerda, que destacou a importância das parcerias para a eficácia das ações em defesa da agricultura familiar. Atualmente, a Lei nº 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE no âmbito do PNAE sejam utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

No segundo painel, a Companhia foi representada pela gerente de Operações da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade, Kelma Cruz. Segundo ela, em 2020 a Conab executou R$ 3,4 milhões no âmbito do programa Alimenta Brasil, adquirindo 1.977 toneladas de alimentos de 457 agricultores familiares e beneficiando 57 mil pessoas em situação de insegurança alimentar por meio de doações. Cruz também destacou a importância da Conab para aproximar os vendedores e as entidades governamentais responsáveis pelas compras institucionais de gêneros alimentícios.

A aquisição da agricultura familiar para a alimentação escolar é uma ação com duplo efeito, o de promover segurança alimentar e nutricional para os alunos, ao mesmo tempo que gera desenvolvimento rural de forma sustentável.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.