No terceiro trimestre deste ano, a Oi (OIBR3 OIBR4) registrou um prejuízo líquido atribuído aos acionistas controladores de R$ 4,813 bilhões. Com isso, a empresa de telecomunicações, que se encontra em estado de recuperação judicial, teve recuo de 82,4% em comparação com o ano passado.
O resultado acabou surpreendendo o mercado. Afinal, a companhia tinha apresentando um lucro de R$ 1,139 bilhão no trimestre anterior.
Mas, porque a empresa teve resultados tão negativos? Descubra a seguir:
Resultados da Oi no 3º trimestre
Além de ter apresentando um lucro negativo, a Oi mostrou outros números alarmantes no trimestre.
O Ebitda, que representa os lucros antes dos impostos, juros e taxações, ficou em R$ 1,398 bilhão, recuando 5,86% em um ano. Contudo, em comparação com o 2° trimestre do ano, houve um aumento de apenas R$ 114 milhões.
Além disso, a receita líquida da empresa foi de R$ 4,520 bilhões, tendo um saldo – 3,9% em relação a 2020. No total, o mercado brasileiro rendeu R$ 4,464 bilhões, também tendo uma queda de quase 4%.
Motivos do mal desempenho
De acordo com a Oi, as despesas financeiras essenciais tiveram aumento por causa da desvalorização do real em comparação com o dólar. No ano passado, as mesmas somavam 1,045 bilhão, agora, equivalem a R$ 2,314 bilhões.
Desta forma, grande parte do prejuízo alcançado no trimestre foi culpa da variação cambial. Isso porque a empresa também possui uma parcela da dívida na moeda estrangeira.
Outro motivo foi o aumento da inflação e dos juros no Brasil, que impactam diretamente as taxas cobradas em cima da dívida da empresa em real.
Encontre o que você precisa
Personalize da forma que achar melhor e tenha o seu acesso conforme a sua preferência:
Em pouco cliques, customize quais assuntos você quer que apareçam na sua home.
Salve conteúdos para ler quando quiser e não perca nenhuma atualização.
Tudo isso pelo Meu Feed, no Clube Acionista.
A transparência para as suas decisões de investimentos.
Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.
Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne diversos especialistas do mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.
APROVEITE!