Seguindo uma tendência de crescimento sustentável e contínuo, o Grupo Carrefour Brasil apresentou aumento de 8% nas vendas brutas totais no terceiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2020. O valor total chegou a R$ 20,8 bilhões no período, puxado, principalmente, pelo Atacadão, que apresentou crescimento de like-for-like (LfL) de 2,7%, atestando a força deste modelo, mesmo em cenários desafiadores. Já o lucro líquido, atingiu R$ 621 milhões no trimestre, um forte aumento de 42% em uma base de comparação de 2 anos.
Este desempenho é bastante significativo, principalmente num momento em que o poder de compra dos consumidores vem se deteriorando – a inflação dos alimentos nos últimos 12 meses manteve-se em alta de 14,7% em setembro, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Importante destaque do período ficou no ambiente digital. O GMV total do Grupo atingiu R$ 733 milhões no terceiro trimestre, com um desempenho muito forte do segmento alimentar, que cresceu 52,8% no comparativo com 2020 e surpreendentes 401% nos últimos dois anos. O canal digital do Atacadão, com apenas um ano de funcionamento, foi responsável por 56% das vendas digitais de alimentos no terceiro trimestre. Em uma base sequencial, o canal digital do Atacadão cresceu 113%. Além disso, ele já atende 90% das cidades brasileiras, trazendo conveniência e preço baixo por todo o país.
“Estou muito satisfeito por ter me juntado aos incríveis times do Grupo Carrefour Brasil e pelas fantásticas oportunidades que temos pela frente. Manter os clientes no coração de nossas decisões e investir na transformação das estruturas, fazendo com que o processo de tomada de decisão seja mais simples e rápido, serão fatores determinantes nos próximos anos. Nós fizemos importantes progressos nos últimos anos e isso ficou novamente evidente com o forte desempenho do terceiro trimestre, quando fomos capazes de manter o elevado ritmo de crescimento nas vendas brutas, contínuos ganhos de market share e rentabilidade recorde para o período, em meio a um ambiente extremamente desafiador O ecossistema do Grupo Carrefour Brasil nos deixa bem posicionados para que possamos continuar entregando ótimos produtos e serviços a preços acessíveis aos consumidores brasileiros”, afirma Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Atacadão
No terceiro trimestre de 2021, o Atacadão continuou sua aceleração no ritmo de crescimento. As vendas brutas atingiram R$ 15,5 bilhões (um aumento de 14,3%), impulsionadas pelo crescimento de 2,7% LfL e expansão de 11,6%. O lucro bruto total do Atacadão aumentou 17,5% no trimestre, atingindo R$ 2,2 bilhões e a margem bruta ficou em 15,5%.
O EBITDA ajustado atingiu expressivos R$ 1,1 bilhão no trimestre, 11,5% superior aos fortes números reportados no 3T20, com margem de 7,8%. Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, o EBITDA ajustado do Atacadão é 68,7% superior, demonstrando a força do modelo e sua capacidade de crescimento.
A presença digital do Atacadão continua surpreendendo: 56% das vendas digitais de alimentos do Grupo como um todo são provenientes do Atacadão. Em uma base sequencial, este canal cresceu 113%. A parceria com aplicativos de entrega já está disponível em 119 lojas em 20 estados, ampliando ainda mais nossa presença em todo o país. Somente em 2021 foram abertas 36 novas lojas e ainda estão previstas, até o final do ano, outras oito unidades.
Carrefour Varejo
As vendas totais do Carrefour Varejo atingiram R$ 5,3 bilhões no período, representando uma queda de 8,0% LfL em relação ao mesmo período do ano passado e um desempenho muito semelhante ao verificado no 2T21. O segmento alimentar comprovou sua resiliência e permaneceu estável em comparação ao terceiro trimestre de 2020, quando cresceu 15,4% LfL, impulsionado por um cenário de COVID-19 atípico. No comparativo de dois anos, o desempenho de vendas continua muito sólido e melhorou 9,5% (+ 14,8% alimentar).
Já o lucro bruto consolidado do trimestre foi de R$ 1,1 bilhão – 23,8% das vendas líquidas. O EBITDA ajustado consolidado atingiu R$ 244 milhões no 3T21. Na comparação de dois anos, o EBITDA teve uma queda de 3,6%, principalmente impactado pelo desempenho de gasolina.
No ambiente digital, continuamos desenvolvendo o nosso modelo de e-commerce alimentar com a implementação do modelo de picking, que se mostrou bastante promissor com a redução do raio de entrega de 30km para 5km e que possibilita a aplicação dos mesmos preços praticados nas lojas. Atualmente, 32 lojas já operam com este modelo e, até o final do ano, chegaremos a 60 unidades habilitadas.
Os produtos de marca própria continuaram com desempenho bastante satisfatório no período. Ao todo, são 3.125 itens (um crescimento de 26% no comparativo com o mesmo período do ano passado), atingindo 18% das vendas líquidas totais de alimentos. O aumento da relevância dos itens de marca própria demonstra a qualidade desses produtos e, principalmente, a relevância desta linha, especialmente em um ambiente inflacionário e volátil contínuo. Os corredores de alimentos saudáveis estão disponíveis em 96 hipermercados, oferecendo cerca de 3.450 produtos orgânicos e saudáveis.
O programa de fidelidade Meu Carrefour, lançado no quarto trimestre de 2020, continuou a ser um capacitador importante para aumentar o engajamento dos clientes, bem como seu nível de satisfação, já que encerramos setembro com melhorias de NPS em todos os formatos de varejo.
Banco Carrefour
Assim como no trimestre anterior, os resultados do Banco Carrefour continuam a surpreender. O EBITDA no período atingiu R$ 187 milhões e o faturamento cresceu 26% no ano a ano com destaque para o cartão Atacadão que cresceu 42% beneficiando-se da forte dinâmica do segmento. Também tivemos fortes resultados tanto no faturamento on-us quanto no off-us que cresceu 31%, evidenciando a presença dos cartões de crédito na vida de clientes fora do ecossistema. Isso se torna ainda mais importante à medida que aceleramos nossa entrada em outros produtos bancários e criamos oportunidades para expandir nossa base de clientes.
Já a receita manteve a tendência observada no segundo trimestre, atingindo R$ 854 milhões, um aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em relação aos índices de inadimplência Over30 e Over90, eles seguem sob controle e em níveis abaixo ao do terceiro trimestre de 2019, reforçando a qualidade da nossa carteira de crédito. Destaque, também, para novos produtos ofertados pelo Banco, que tiveram relevância nesse trimestre – a receita de seguros cresceu 30% no ano contra ano.
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