CDB é sigla para Certificados de Depósito Interbancário, que são títulos emitidos por bancos, funcionando como um empréstimo de recursos ao banco. Quem compra recebe em troca o pagamento de juros.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

CDB

Esse é um tipo de investimento que envolve baixo risco, com a mesma segurança de investir na poupança. Essa é uma de suas principais vantagens. Além disso, você tem a possibilidade de ter uma liquidez diária, o que ajuda quem tem metas de curto prazo, e a Segurança do Fundo Garantidor de Crédito, que previne que o investidor perca o dinheiro aplicado.

Existem três tipos de CDB e a diferença está na composição e rentabilidade.

O CDB pré-fixado é o que define os juros no momento da aplicação. Assim, você consegue saber quanto o seu dinheiro vai render até a data de vencimento. Esse é sugerido após épocas de alta nos juros.

No CDB pós-fixado você atribui o rendimento à algum indexador. Os principais indexadores escolhidos são: CDI, IPCA e IGP-M. A recomendação é para momentos com alta nos juros.

Já o híbrido, é uma combinação dos dois acima. Ou seja, o título vai ter uma parte em que você vai saber o seu rendimento e outra que irá acompanhar algum indexador. A sugestão para esse tipo é época de queda de juros.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.