Investir em renda fixa é uma das modalidades de investimento mais procurada por investidores que desejam afastar-se dos riscos, em busca de segurança e estabilidade.
A previsibilidade nos rendimentos é o que justifica o nome dado ao investimento (Renda Fixa), ou seja, é saber quanto você irá receber de lucro no final do prazo da sua aplicação, como os investimentos pré-fixados (rendimento preestabelecido).
Ainda assim, existe alguns tipos de renda fixa que vale atentar-se pois oferecem uma distribuição mais “hibrida” mesclando entre um toque de renda fixa com a renda variável. Os pós fixados (rendimento atrelado a algum índice – CDI ou Selic, por exemplo-), isto é, você irá estabelecer uma taxa pré-fixada combinada com outra pós-fixada que renderá a partir do desempenho de algum indicador, como por exemplo, a inflação (IPCA).
Igualmente é preciso ficar atento a alguns detalhes na escolha de onde investir em renda fixa para que o seu investimento “seguro” não seja um total fracasso no futuro. Portanto o investimento que você for escolher dependerá de suas prioridades, desejos e objetivos; então fique atento a estes detalhes:
Prazo e Liquidez
Estar atento ao tempo que seu rendimento estará sendo aplicado e saber sobre a facilidade de “convertê-lo” em dinheiro, isto é, no caso de solicitação de uma parcela ou da totalidade do dinheiro, quando você terá o dinheiro em mãos?
Lembre! Quanto mais tempo aplicado maior o rendimento devido à rentabilidade de juros compostos.
Taxas
Atentar-se para as taxas é muito importante para escolher o investimento, pois altera o seu rendimento final. Algumas aplicações cobram taxa de administração, taxa de custódia, tributos como IR (via tabela regressiva de acordo ao prazo de permanência da aplicação) e IOF. Há também aqueles isento de Imposto de Renda (IR).
Resgate
Envolve aquele eventual contratempo que faça com que você precise do dinheiro antes do momento que você tinha planejado. Alguns investimentos de renda fixa não permitem que você solicite o resgate antecipado, caso seja urgente, envolverá o pagamento de multa refletindo negativamente em seus rendimentos.
Rentabilidade / Índice de referência
Não pense que é só investir em qualquer investimento de renda fixa que está Ok. Sim seria, se seu plano é deixar o dinheiro embaixo do colchão. A verdade é que o objetivo do investimento é que no mínimo seu dinheiro não perca poder de compra ao longo do tempo. Então procurar investimentos que remuneram acima da inflação é importante ou que acompanhe alguma taxa de referência como CDI ou Selic. Um rápido exemplo, a caderneta de poupança, que hoje rende 70% da Selic + TR, é um rendimento MUITO fraco, pois remunera abaixo da inflação fazendo com que seu dinheiro perca poder de compra ao longo do tempo.
ESPECIAL
Aqui vão algumas sugestões de pesquisa por alternativas investimentos para você que deseja fugir dos riscos.
- Títulos do Tesouro Direto. (Tesouro Selic (LFT), Tesouro IPCA+, Tesouro IGP-M, Títulos pré-fixados – LTN).
- Certificado de Depósito Bancário (CDB).
- Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI).
- Letras de Câmbio.
- Fundos de Investimentos de Renda Fixa.