A Embraer anunciou parceria com a empresa norte-americana Pyka para a comercialização de uma aeronave elétrica, autônoma e voltada a aplicações agrícolas. A aeronave, Pelican, foi desenvolvida pela Pyka e, segundo a Embraer, é “o primeiro e único avião 100% elétrico autônomo com certificação comercial do mundo”.

A fabricante brasileira afirmou que a parceria com a norte-americana é voltada para tecnologia, certificação, operação e futura comercialização do Pelican. As companhias afirmaram que buscarão oportunidades de potencializar serviços comerciais autônomos, conforme a operação do Pelican se desenvolver no Brasil nos próximos anos.

Impacto: Positivo. A Embraer tem conseguido acelerar novas frentes de negócio após a crise da COVID-19 que impactou fortemente a aviação comercial. Com isso, a iniciativa vai em linha com a estratégia da companhia de diversificação da sua receita, que inclui a produção dos modelos de “carros voadores” eVolt. Outro ponto importante: o mercado de aviação agrícola brasileira é amplo e oferece diversas oportunidades para melhoria de custos e produtividade agrícola.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.