A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, e a Bristow Group, companhia britânica líder mundial em soluções de voo vertical, anunciaram um memorando de entendimento para trabalharem no desenvolvimento de um certificado de operador aéreo (AOC) para a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), os chamados “carros voadores”, da Eve.
O objetivo é desenvolver um modelo de operação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM); utilizando a experiência da Bristow no transporte seguro de passageiros e cargas em todo o mundo. A empresa britânica anunciou uma encomenda de até 100 eVTOLs com entregas previstas para começar em 2026.
“A cooperação se favorece dos pontos fortes de cada parceiro, a Bristow conta com mais de 70 anos de experiência em operações globais de transporte, enquanto a Eve, com sua proposta de valor única, oferece um conjunto abrangente de produtos, serviços e soluções de UAM para diversas regiões. O ambiente operacional da UAM se concentrará em áreas como: design de veículos, design de vertiportos; desenvolvimento regulatório para o ambiente operacional, certificação eVTOL e operação autônoma”, destaca a Embraer em comunicado.
Impacto: Positivo. A Embraer vem se recuperando de maneira célere desde o seu período mais negativo atingido durante 2020. Diversas parcerias têm sido anunciadas, com destaque para a Eve; que tem se posicionado com um dos principais players globais no desenvolvimento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical para mobilidade urbana.