O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 3% em agosto ante igual mês do ano passado, acelerando fortemente em relação ao acréscimo anual de 2,2% observado em julho, segundo revisão divulgada nesta sexta-feira pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado confirmou a estimativa preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

 

A inflação de agosto se afastou ainda mais da meta oficial de 2% do Banco Central Europeu (BCE), ao atingir o maior patamar desde novembro de 2011.

 

Em relação a julho, o CPI da zona do euro avançou 0,4% em agosto, também como se previa.

 

Apenas o núcleo do CPI do bloco, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve ganho anual de 1,6% em agosto, confirmando leitura preliminar. Já no confronto mensal, o núcleo do índice aumentou 0,3% no último mês.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade

Impulsione seus investimentos com este acesso incrível!

clube