O Ebtida (sigla de Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization – Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido, em português) é um indicador da análise fundamentalista que mostra a geração operacional de caixa de uma empresa.
Ele é fundamental para a criação da informação contábil utilizada por gestores e investidores, mostrando assim o lucro operacional ajustado. Dessa forma, ele mede quanto uma empresa gera de recursos por meio de suas atividades operacionais, calculando antes dos efeitos financeiros e dos impostos.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Ebtida
Para calculá-lo é preciso subtrair da receita líquida da determinada empresas as despesas, com exceção da depreciação e amortização. Pode-se utilizar essas duas fórmulas:
Ebitda = Resultado Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização
Ebitda = Resultado Operacional + Depreciação + Amortização
As vantagens de utilizá-lo é que ele reflete a eficiência da companhia, além de ajudar a monitorar estratégias financeiras e também pode ser um pagamento de bônus, já que ele está relacionado com o desempenho operacional e comercial.
É importante ressaltar que essa análise é limitada, já que não considera ativos financeiros.
E atenção: o investidor precisa tomar cuidado para não cometer um erro ao considerar empresas que apresentam prejuízos líquidos, observando somente o Ebitda positivo.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.