Uma das preocupações dos investidores é encontrar empresas com baixo custo do capital, considerando o retorno do patrimônio investido. Para medir isso, um dos principais indicadores é o WACC, ou Weighted Average Cost of Capital.

Normalmente, utiliza-se o WACC no início de projetos, pois nesses momentos as empresas estão buscando fontes de financiamento. Ao calcular esse indicador, é possível ter uma ideia de quanto o investimento em questão poderá gerar de retorno.

Confira uma análise sobre o indicador WACC e as empresas com maior destaque nesse indicador no mercado. Além disso, não deixe de conferir o Equity Map da Necton, onde é realizado um compilado dos indicadores de um grande número de empresas.

Os dados compilados mostram o comportamento das empresas em relação ao mercado dentro de uma janela de 2 (dois) anos. É importante ressaltar que tais dados não representam necessariamente a opinião da Necton sobre compra ou venda.

O que é o WACC?

O WACC (Weighted Average Capital Cost), ou Custo Médio Ponderado de Capital, determina todos os custos que uma empresa possui para financiar seu negócio. Ele é utilizado para descobrir o mínimo de retorno que um investimento deveria retornar. Além disso, o WACC também é utilizado como taxa de descont no modelo de valuation de fluxo de caixa descontado.

Além disso, quanto maior esse indicador, menos atrativo é o investimento, ou mais arriscado, pois significa que a empresa terá que gerar um Retorno sobre Investimento (ROI) maior para conseguir ser lucrativa para os acionistas.

Como calcular?

A fórmula para se calcular o WACC é a seguinte:

WACC = E/(E+D) * Re + D/(E+D) * Rd * (1-t), onde

E = Valor de mercado do Capital Próprio da empresa;

D = Valor de mercado da Dívida da empresa;

Re = Custo do capital próprio;

Rd = Custo do capital de terceiros;

t = Alíquota de imposto da empresa.

Ou seja, esse indicador inclui todas as fontes de capital da empresa, para utilizá-lo na taxa de desconto.

Suponhamos que uma empresa possua de retorno 15% e seu WACC é 5%. Nesse caso, a empresa está gerando 10% de retorno além do custo de suas operações, sendo assim uma companhia que gera retorno aos acionistas.

Só pra fixar…

Se uma empresa tem em ações emitidas R$ 50.000 no total, e suas dívidas estão na casa dos R$ 25.000, com um yield to maturity de 4,0%. Além disso, o custo de capital próprio foi calculado em 6% e a alíquota de imposto é 34%.

Puxando pela fórmula, temos que:

WACC = 50.000/(50.000+25.000) * 0,06 + 25.000/(50.000+25.000) * 0,04 * (1-0,34)

WACC = 0,04 + 0,0088

WACC = 0,0488 ou 4,88%.

Isso significa que a empresa precisar ter um retorno mínimo de 5% para ser lucrativa aos acionistas.

Empresas com Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) menor que 15%

EmpresaWACC
JBS (JBSS3)4,1%
IOCHPE-MAXION (MYPK3)11,1%
SANTANDER (SANB11)12,6%
ECORODOVIAS (ECOR3)12,9%
MATER DEI (MATD3)13,0%
LIGHT (LIGT3)13,7%
ATACADÃO (CRFB3)13,7%
AES BRASIL (AESB3)14,1%
CCR (CCRO3)14,1%
SLC AGRÍCOLA (SLCE3)14,2%
Fonte: Equity Map/ Necton

Concluindo

No artigo de hoje vimos o que é o WACC e como ele é utilizado e calculado, além das empresas que mais se destacam positivamente e negativamente nesse indicador.

Entretanto, lembramos sempre, indicadores nunca devem ser utilizados de forma separada, e sim fazer parte de um todo para a realização da melhor análise possível.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo