Como saber quais ações o mercado está apostando contra? Simples, analisamos o BTC das ações negociadas em Bolsa, isto é, os ativos mais utilizados para aluguel de ações.

BTC (Banco de Títulos CBLC) é uma operação em que investidores doam suas ações para outros investidores ( que desejam apostar na queda destas ações Logo, quanto mais ações estão sendo doadas (ou tomadas) para aluguel (em relação as ações em circulação no mercado free float maior o indicativo que o mercado está apostando na queda destas ações.

Veja as top 10 ações mais usadas para aluguel na média dos últimos 12 meses. O mercado de aluguel de ações permite aos que possuem as ações, uma renda extra. Por outro lado, aos que adquirem, um forma de ganhar nas quedas.

O mercado de BTC (aluguel de ações) é uma operação em que investidores doam suas ações para outros investidores (tomadores) que desejam apostar na queda destas ações. Portanto, quanto mais as ações estão sendo doadas (ou tomadas) para aluguel BTC em relação ao disponível no mercado, maior o indicativo que o mercado está apostando na queda destas ações.

Segundo Necton, a casa elencou as dez ações com as maiores relações BTC ÷ Free Float : ao dia e a média 12 meses. Na sequência, as ETFs (Ibovespa, Small Caps e S&P) e os setores também são analisados. Como critério, utilizamos apenas ações negociadas no IBrX-100, que são apresentadas em uma tabela resumo ao final do relatório.

As ações que o mercado está apostando contra

Top 10: Média 12 meses

EmpresaBTC / Free Float
VIIA311,8%
MRVE310,6%
ENBR3 10,1%
BRFS39,7%
IGTA39,6%
CYRE3 9,5%
IRBR3 9,3%
MULT39,0%
TRPL49,0%
COGN38,9%
Fonte: relatório diário Necton

Top 10 do pregão do dia 19/10/2021

EmpresaBTC / Free Float
CIEL3 12,6%
ENBR3 12,2%
IRBR311,8%
MRVE310,9%
MOVI310,5%
BRFS310,0%
FLRY39,7%
IGTA39,5%
EGIE3 9,1%
CYRE39,0%
Fonte: relatório diário Necton

Materiais Exclusivos + Atendimento Personalizado

Vagas Limitadas! Abra sua conta, por aqui.


Entenda mais sobre o Aluguel de Ações

O período de oscilações no mercado financeiro tem atraído a atenção para o aluguel de ações. Trata-se de uma alternativa para quem tem uma carteira de ações e deseja rentabilizar mais seus ativos ao invés de deixá-los parados.

Quem tem a posse das ações as coloca para alugar, recebendo uma remuneração, e quem as toma temporariamente procura vendê-las no mercado à vista, para depois recomprá-las mais baratas e devolver ao dono original — ou seja, explora o mercado com o objetivo de obter lucro com as oscilações.

Ao “doador” — que oferece as ações para alugar —, a operação costuma ser indicada a quem visa o longo prazo e não pensa em vender seus ativos no momento. Ele recebe uma remuneração pela cessão temporária do papel e ainda continua recebendo juros e dividendos mesmo no período em que a ação está cedida.

“O custo do doador basicamente se resume a uma taxa percentual sobre o montante da operação paga à corretora de valores, responsável por intermediar. Há também a incidência de imposto sobre o rendimento, com alíquotas semelhantes às aplicadas nos fundos de renda fixa”, explica o economista da FGV Diego Wawrzeniak.

Já o “tomador”, que paga para alugar a ação visa o investimento a curto prazo. Ele pode especular com a ação em sua posse, desde que a devolva ao proprietário na data programada, no mesmo volume. O desafio é vender a ação e torcer para que o valor caia, tirando proveito da queda do mercado. É um mecanismo arriscado: a imprevisibilidade é a mesma da própria bolsa de valores.

Há três tipos de aluguel de ações:

• Reversível ao Tomador – Permite que o tomador encerre o contrato a qualquer momento, tendo de pagar somente a taxa de aluguel proporcional ao tempo;

• Reversível ao Doador – O tomador tem 4 dias a contar da solicitação para devolver as ações e encerrar a posição vendida;

• Vencimento Fixo – Com prazo pré-determinado.

A mais tradicional, conforme analistas, é a Reversível ao Tomador, em razão da flexibilidade para quem está de posse das ações fazer caixa no momento que considerar mais adequado.

Esta é uma boa opção para obter ganhos e perspectivas a longo prazo, é uma operação que vem crescendo constantemente, pois tornou-se uma fonte adicional de receita. As taxas de retorno oscilam entre 2% e 5% ao ano, porém, conforme o tamanho da demanda, este retorno pode ser ainda maior. E, também, uma grande vantagem de obter títulos emprestado, sendo um recurso que acrescenta em eficiência e flexibilidade operacional, que visa tirar proveito das oscilações do mercado.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.