A Santos Brasil anunciou ter firmado com a União, através do Ministério da Infraestrutura, a exploração de terminais portuários destinados à movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos de combustíveis no Complexo Portuário de Itaqui, no Maranhão. O porto possui infraestrutura de acesso marítimo competitiva, com calado de até 18,5 metros e berços especializados, e amplo acesso terrestre, com ligação à Ferrovia Norte Sul, Transnordestina e Ferrovia dos Carajás, garantindo o escoamento dos granéis líquidos, inclusive para regiões importantes do agronegócio.
Com prazos de arrendamentos de 20 anos, eles são prorrogáveis por um período máximo de 70 anos. As assinaturas dos contratos de arrendamento marcam a entrada da Santos Brasil no segmento portuário de granéis líquidos.
Impacto: Positivo. Vemos a celebração do acordo como importante para a Santos Brasil, que está em fase de expansão de seu portfólio de ativos, sendo que o primeiro movimento foi a obtenção em abril deste ano, de três concessões de granéis líquidos no Porto de Itaqui, voltados à movimentação e armazenagem de combustíveis. Vale ressaltar que a empresa reportou um sólido resultado no trimestre, impulsionado pelo crescimento tanto de volume como em vendas.
OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR
Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!
Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.