A Petz (PETZ3) anunciou, por meio de fato relevante, a compra da Zee.Dog, fundada em 2011, a marca premium do setor pet, pelo valor de R$ 715 milhões, ampliando seu portfólio de produtos, bem como sua presença internacional e digital. A Zee.Dog tem presença em mais de 45 países.
A Petz vai pagar R$ 615 milhões no fechamento da operação, sendo 87% em ações e 13% em dinheiro. Após cinco anos, a empresa irá pagar os R$ 100 milhões restantes em dinheiro.
“A transação representa um movimento único de transformação e consolidação do mercado pet, e fundamental na busca pela visão do Grupo Petz de ‘ser mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025’. A Petz acredita que a Zee.Dog seja a companhia que apresenta a maior complementariedade de competências e pontos de contato junto aos clientes do segmento”, afirmou a Petz.
Aproximadamente 30% do faturamento da Zee.Dog é internacional, incluindo também vendas em grandes grupos mundiais do segmento pet como Pets at Home; no Reino Unido, e Chewy, além da recente parceria com a rede de lojas de departamento Nordstrom, nos EUA.
Impacto: Positivo. A operação abre espaço para ganho de sinergias com uma aquisição desse tamanho, além expansão digital, como seu primeiro passo no exterior; representando uma importante mudança para a Petz.
PLANNER: Petz (PETZ3) – Aquisição de 100% da Zee.Dog por R$ 715 milhões
Conhecida como Nike dos Petz, a Zee.Dog é uma varejista que oferece diversos produtos para animais; sendo uma das marcas mais bem posicionadas neste segmento no cenário mundial. A marca fabrica na China e distribui seus produtos, coleiras, guias, brinquedos e roupas em quase 50 paíse. A Zee.Dog no ano passado atingiu um faturamento de R$ 125 milhões e a projeção até o fim deste ano é quase dobrar para R$ 230 milhões. A Zee.Dog também ganha com a capilaridade da Petz, onde poderá vender seus acessórios.
Do total de R$ 715 milhões, R$ 615 milhões serão pagamos no fechamento da operação e, desse total, 87% em ações. Os R$ 100 milhões restantes serão pagos em dinheiro depois de cinco anos. Agora, todo esse know how será passado para a Petz, que tem muita força na distribuição física e tem acompanhado o avanço de concorrentes como Cobasi, que recebeu aporte de R$ 300 milhões do private equity Kinea; em abril deste ano, e da Pet Love, que recebeu R$ 375 milhões dos fundos Softbank e L Catterton, em 2020.
Desde o IPO, em setembro do ano passado, as ações da Petz apresentam uma alta de 63% e hoje está avaliada em R$ 9,2 bilhões.