Apesar dos esforços feitos para atingir a equidade de gênero em áreas ligadas à revolução digital, as mulheres ainda continuam sub-representadas em setores como computação, tecnologia da informação, engenharia, matemática e física. Os dados são do Unesco Science Report 2021 divulgado no último mês pela Unesco.

Segundo o documento, elas representaram um terço dos pesquisadores em 2018, e alcançaram a paridade quando se trata de cargos nas ciências em muitos países. Em contrapartida, são apenas 28% dos estudantes formados em engenharia e 40% de ciências da computação. Ocupam apenas 22% das vagas dos profissionais que atuam na área de Inteligência Artificial.

Outro ponto que contribui para manter esse gap entre os gêneros é que as mulheres nas áreas de ciência e tecnologia têm menos probabilidade do que os homens de conseguirem um financiamento. Startups lideradas por elas, por exemplo, receberam apenas 2,3% do capital de risco em 2020, de acordo com relatório da Harvard Business Review.

No mundo acadêmico, mesmo sendo duas vezes mais produtivas, as mulheres também receberam menos investimentos. A Unesco ainda aponta que, embora elas representem quatro em cada dez acadêmicos em todo o mundo, geralmente são as que enfrentam mais barreiras para progredir.

Em um mercado do futuro que será impulsionado pelo digital, os avanços em tecnologias com IA confundirão as fronteiras entre o homem e a mulher que formam a base da diferença de gênero, diz a organização. Ela alerta ainda que com a pandemia e as mudanças no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é preciso criar políticas que garantam que elas não passem uma quantidade desproporcional de tempo como cuidadoras, educadoras e donas de casa não remuneradas e acabem ficando sem acesso à educação e informação, o que as impeça de competir igualmente com os homens pelos empregos do futuro.

Sua empresa precisa de ajuda para atrair, contratar e impulsionar a carreira de mulheres? Acesse a área de e-books e baixe gratuitamente as publicações com dicas práticas, recomendações e pontos de alertas para avançar nessa agenda. Ouça também os episódios do nosso podcast, o MM360Cast, para ficar por dentro dos cases das nossas associadas.

Para ler o relatório na íntegra, em inglês, acesse https://bit.ly/3xQVj0d.

Com informações da Forbes.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte