A experiência de empreender é muito individual. Há quem romantize e diga ser um paraíso. Há também quem relate infinitas dificuldades. O fato é que é possível vivenciar todas essas experiências ao empreender – principalmente ao começar.

Afinal, a jornada empreendedora é de altos e baixos. É preciso aprender a errar – e tentar errar o quanto antes.

James Clear, autor do livro Hábitos Atômicos, diz que:

“Começar do zero pode ser uma dádiva.

Porque se você não tem muito com o que começar, você também não tem muito a perder.

Você pode se arriscar mais quando não está tentando proteger algo.”

Empreender é assumir riscos diariamente. E nesse aspecto, acabamos conhecendo habilidades nunca antes utilizadas, aprimorando outras e vivenciando uma verdadeira jornada de autoconhecimento.

Mas, afinal, como começar?

Não existe um passo a passo mágico ou uma jornada para começar que funcione para todos. Mas durante a minha experiência na Plural ajudando empreendedores a tirar seus negócios do papel e comunicar nas redes sociais, eu encontrei um caminho que ajuda – e muito – a dar um direcionamento:

📌Passo 1: Defina o seu negócio

Antes de sair vendendo por aí, é preciso ter clareza de porque você está começando algo, o que busca realizar na sua vida e na vida dos seus clientes com esse negócio. Então, qual problema você resolve? Qual sonho você ajuda a atingir? Como você fará isso? Qual produto ou serviço ajudará com isso? O que você já tem para começar? É necessário algum investimento inicial?

📌Passo 2: Conheça com quem você quer falar

Quem tem esse problema que você resolve? É preciso ter em mente e conhecer bem seu futuro cliente. Assim, você consegue gerar conversa e conexão – e isso, consequentemente, gera vendas. Construir uma persona e conhecer aspectos comportamentais, de compra e também medos e sonhos é um bom caminho!

📌Passo 3: Construa uma marca memorável

Cada vez mais, os consumidores buscam comprar de marcas que os representam, que tenham valores parecidos com os seus. Por isso, a construção do branding é essencial para diferenciar a sua marca dentre tantas outras. Defina os aspectos de personalidade da sua marca (valores, bandeiras, missão, tom de voz) e também os aspectos visuais (cores, fontes, estilo de imagem).

📌Passo 4: Entenda que as redes sociais são estratégicas!

Criar um perfil e postar foto do produto todo dia? Não! As redes sociais são feitas para se relacionar. Por isso, a sua presença por lá deve ser estratégica. Tenha uma presença digital que represente seu branding, que seja humanizada e se conecte com os seguidores. Produza conteúdos que gerem valor, que entretenham, que inspirem e também, claro, que vendam. Aposte em mais de uma rede sociais e não tenha medo de testar formatos!

📌Passo 5: Aprenda a vender

Não é porque você colocou algo à venda que as pessoas comprarão. Ao empreender, é preciso aprender sobre a jornada de compras: há um convencimento até que o possível cliente realmente tenha certeza de que quer comprar de você. Por isso, planejamos nossas ações de forma estratégica usando um funil de vendas: atrair, qualificar, converter e fidelizar.

📌Passo 6: Seja flexível e esteja disposta a revisitar todos esses pontos

Empreender é sobre aprender diariamente. Aquilo que eu certo no início não é necessariamente o que dará certo no futuro. Por isso, é importante ser flexível e estar disposta a revisitar decisões anteriores. Manter a mente aberta para encontrar oportunidades inovadoras é uma característica muito importante no cenário empreendedor.

E lembre-se sempre de respeitar seu tempo e sua jornada!

Tenho clientes que começaram em semanas, outras clientes que avançaram meses nesse processo de começar a empreender. Não existe certo ou errado aqui: existe o que funciona para você. Não use como escala o sucesso a história de outras pessoas. Construa a sua!

E se não quiser enfrentar essa jornada sozinha, conta com a Plural!

Giulia Rodrigues Silvestre

Empreendedora e comunicadora em constante busca por impacto social positivo.

É relações públicas e publicitária de formação, também Especialista em Empreendedorismo Criativo em Eventos.

É co-fundadora e CEO da Plural, empresa que potencializa negócios por meio de redes sociais, comunicação e relacionamento (@weare.plural). É podcaster e produtora de conteúdo da plataforma Tinha Que Ser Mulher, que empodera mulheres por meio da literatura, e também da Página Cem (@_tinhaquesermulher e @pagina.cem).

Foi vencedora do Prêmio Jacobina 2019, que premiou mulheres pelas ações de empoderamento feminino.

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