A Enauta comunicou por meio de documento enviado ao mercado, a interrupção a produção em dois dos três poços do Campo de Atlanta, enquanto uma falha no sistema de bombeio de ambos também foi descoberta. A retomada de produção em um deles está prevista para a segunda quinzena deste mês, enquanto o outro deve voltar a operar em agosto.
“Por ora, não é esperada mudança material no intervalo de produção divulgado anteriormente pela companhia”, afirmou a petroleira.
Impacto: Negativo. A falha nos dois poços deve afetar negativamente a produção da Enauta, pressionando seu resultado operacional por pelo menos um mês. O anúncio coincide com a elevação do preço do petróleo, que atingiu ontem o mais alto nível dos últimos seis anos com impasse entre Arábia Saudita e Emirados Árabes sobre o aumento da oferta.
PLANNER: Enauta Part (ENAT3) – Interrupção na produção de dois poços no Campo de Atlanta
A empresa informou que paralisou a produção em dois poços do Campo de Atlanta, em função de problemas no sistema de bombeio de ambos. Dessa forma, apenas um dos poços está produzindo no momento.
A Enauta estimou ainda que um poço deve voltar a produzir na segunda quinzena de julho e o outro no próximo mês.
Esta é uma má notícia para a empresa, que vem sofrendo seguidos problemas na produção deste campo.
No mês passado, a Enauta informou que sua participação na produção total no Campo de Atlanta em maio foi de 234,1 mil barris (7,4 mil barris/dia), quantidade 82,9% acima da verificada em abril, mesmo com a plataforma ficando parada durante dois dias por problemas técnicos. Somente dois poços estiveram operando em maio neste campo, sendo que o terceiro tinha seu retorno programado para julho. Na época, a expectativa de produção média em 2021 para o Campo de Atlanta era de 14 mil barris/dia.
Em 2021, ENAT3 já subiu 46,6% e o Ibovespa teve uma valorização de 6,6%. A cotação desta ação ontem (R$ 17,15) estava 9,6% abaixo da máxima alcançada nos últimos doze meses e 97,2% acima da mínima do período.