O Senado aprovou a medida provisória (MP) que abre o caminho para a capitalização da Eletrobras por placar de 42 votos favoráveis contra 37 contrários – um voto a mais do que o número mínimo necessário para aprovar a proposição. A MP ainda terá de passar por mais uma votação na Câmara para ser aprovada definitivamente, mas a batalha mais aguerrida foi superada. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prometeu realizar a análise final da proposta na segunda-feira, um dia antes da data em que a MP perderá a sua validade.

Apesar da sua aprovação no Senado, o debate em torno do verdadeiro impacto da privatização da Eletrobras continua indefinido. Segundo projeções do grupo União pela energia, que reúne 45 associações do setor de geração e distribuição de energia, alterações presentes no projeto, não relacionadas ao processo da capitalização da estatal, devem aumentar em bilhões o custo de eletricidade pago pelo consumidor final. O governo e seus aliados defendem que MP deve baratear o custo das tarifas em 6,34%. O presidente Jair Bolsonaro ainda poderá remover alguns dos “jabutis” que ameaçam encarecer a conta luz por meio de vetos; mas, até o momento, o governo aparenta estar satisfeito com as alterações feitas ao projeto pelos parlamentares.

No after hours da Bolsa de Nova York, os ADRs da companhia chegaram a subir 7%.

Impacto: Positivo. Apesar do ainda existente risco de que a MP caduque, vemos com bons olhos a aprovação de ontem, que foi realizada após atrasos e com um placar apertado, além dos ‘’jabutis’’, que podem sofrer alterações.

PLANNER: Eletrobras (ELET3) – Aprovada no Senado a Medida Provisória 1031

Em sessão do Senado Federal, foi aprovada a Medida Provisória 1.031 (Projeto de Lei de Conversão PLV 7/2021) que trata da privatização da Eletrobras.

O texto foi aprovado por margem apertada (42 votos a 37) e voltará a Câmara dos Deputados para avaliação das alterações realizadas pelo Senado Federal; sendo esperada a votação já na próxima segunda-feira, com prazo final de aprovação em 22 de junho de 2021.

Ao final do pregão, as ações da companhia fecharam em queda de 3,05% para ELET3 (R$43,61/ação) e de 3,18% para ELET6 (R$ 43,28/ação). Os ADRs da Eletrobras registraram alta de 6,5% no after market em NY, sinalizando uma abertura positiva na B3.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.