O mercado de capitais oscila em função da realidade econômica e da liquidez e nem sempre uma anda de mãos dadas com a outra. Neste sentido notícias boas para a atividade econômica pode ser ruim para a bolsa uma vez que aponta alta de juros e às vezes notícias ruins na economia empolga os mercados uma vez que sugere juros baixos por mais um tempo.
Acabam de ser divulgados nos EUA na véspera da super-quarta que vão nas duas direções, mas há um desempate em favor dos juros baixos. Vamos aos números. O IPP (Preços ao Produtor) veio em 0,8% enquanto o esperado era 0,6%. Inflação mais alta ao produtor sugere que a economia está mais forte, mas ao mesmo tempo aponta para juros mais altos. Também foi divulgado as Vendas no Varejo e neste sentido a notícia foi ruim: se esperava uma queda de 0,8% no mês, mas na verdade caiu 1,3%. Atividade fraca, juros para baixo.
Temos assim um empate e o Empire Maufacturing, dado de atividade do FED NY (equivalente ao nosso IBC-Br) veio pior que o projetado. Se esperava alta de 23, mas veio em 17,4.
Entre mortos e feridos a tendência é de juros para baixo na véspera da decisão do FED, afinal a boa notícia é que está ruim. Em parte….