As Lojas Americanas anunciaram a aquisição de 70% do Grupo Uni.Co, que detém as marcas Imaginarium, Puket, MinD e Lovebrands por meio da subsidiária IF Capital. O acordo prevê a aquisição do restante da participação (30%) por um valor pré-determinado.

Impacto: Marginalmente Positivo. De acordo com fontes, a transação (que não teve seus valores divulgados) deve girar algo entre R$ 200 a 300 milhões; o que não deve gerar um grande impacto em termos de valor de mercado para a companhia de forma imediata. Em todo caso, avaliamos que existe possibilidade de expansão da atual operação além de oportunidades de cross-sell dos produtos do Grupo Uni.co com a plataforma das Lojas Americanas. Em todo caso, o movimento corrobora a tendência de consolidação no setor varejista, especialmente com a pandemia ainda causando interrupções no funcionamento das operações, impactando as operações dos varejistas menores.

PLANNER: Lojas Americ (LAME3) – Conclusão da aquisição de 70% do Grupo Uni.Co

A Lojas Americanas comunicou aos seus acionistas e ao mercado que sua subsidiária IF Capital fechou contrato para a adquirir 70% das ações do Grupo Uni.co, atuante em varejo especializado de franquias no Brasil e dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands. O acordo também prevê a aquisição do restante das ações (30%) em três anos; em uma faixa de valor pré-definida e de acordo com a performance do plano de negócios.

Segundo a companhia, o Grupo Uni.co é líder do segmento de “fun design”; lançando anualmente mais de quatro mil produtos inovadores e exclusivos, e suas três marcas possuem mais de 1,8 milhão de clientes ativos.

• A Puket é uma marca de moda (infantil e adulto) e acessórios;

• A Imaginarium atua no mercado de presentes e design criativo;

• A MinD atua no segmento de decoração, enquanto a Lovebrands é um modelo de franquia multimarcas; onde os clientes encontram produtos das marcas Puket e Imaginarium, além de itens de outras marcas parceiras.

A Lojas Americanas destaca que o Uni.co é especializado em franquias e possui mais de 30 anos de experiência, comercializando e distribuindo seus produtos em todo o território nacional e que o grupo atua por meio de uma estratégia omnichannel com uma rede de mais de 440 franquias, mais de 2,8 mil clientes multimarcas e canais digitais.

A operação está sujeita à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Não foram divulgados valores relacionados à transação.

As ações LAME4 fecharam cotadas a R$ 22,85 com queda de 12,1% no ano.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.