O Grupo Soma, que hoje detém dez marcas, entre as quais: Animale, Farm, Cris Barros e Maria Filó, vem trabalhando em algumas frentes com efeito no curto prazo para mitigar reflexos da piora do ambiente econômico.

A companhia está em negociação para rever os seus acordos de locação de lojas, avalia sair de shoppings mais “marginais” e estuda a aquisição de uma marca com produtos de preços inferiores à média da empresa, o que facilitaria o ganho de receita em cenários de crise.

A Soma questiona a estratégia de manter operação em empreendimentos que não são estratégicos e possuem alto custo por metro quadrado (mais de 80% das suas 270 lojas estão em shoppings), criticando o posicionamento de algumas empresas da área.

Para esse ano, a varejista havia planejado abertura de 60 novas lojas. No entanto, este plano vem sendo revisado, para que antes, a companhia entenda onde faz sentido permanecer operando. A empresa tem lojas em grupos como Aliansce Sonae, BR Malls, Iguatemi, Multiplan e Ancar.

A companhia comenta ainda sobre a necessidade de uma revisão do modelo de exposição em shoppings. Com a pandemia e as compras ocorrendo via canais digitais, a forma de atender passou por reformulações. Por isso, acreditam que seja mais eficiente manter lojas maiores e menos empreendimentos.

Impacto: Positivo. Diante do cenário desafiador para os shoppings e os lojistas ainda em 2021; a companhia começa a repensar se o posicionamento atual das lojas das marcas Soma realmente serão efetivas no futuro. Diante disso, os executivos estão optando por desacelerar o plano de abertura de lojas; para antes entender quais pontos são relevantes para se manter a operação das mesmas.

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