A Locaweb divulgou seu release de resultados do 4T20 na noite de ontem. Novamente, seus resultados vieram positivos, provando a qualidade de sua estratégia e gestão. Todas as suas linhas de negócio apresentaram crescimento, com destaque para o e-commerce, canal no qual sua receita líquida reportou crescimento acima de 100%. Ressaltamos também o forte pipeline de aquisições da companhia ao longo do último trimestre. Entre os principais destaques, estão:
• A Receita Líquida da Locaweb totalizou R$ 140,2 milhões no 4T20, um aumento de 33,3% em relação ao 4T19. Em 2020, o crescimento foi de 26,6% na comparação com 2019. No segmento de Commerce, a Receita Operacional Líquida no 4T20 apresentou crescimento de 108,2%, passando de R$ 22,3 milhões no 4T19 para R$ 46,5 milhões no 4T20. Em 2020 o crescimento da Receita Operacional Líquida foi de 77,6% em comparação com 2019;
• O forte crescimento apresentado é resultado do aumento do GMV em 83,8% no 4T20 e 81,3% em 2020, quando comparado a iguais períodos de 2019, que reflete a expansão da base de clientes, que dobrou em 2020, bem como de suas vendas, comparado a igual período no ano anterior, impulsionado pela entrada de novos clientes, mas também pelo forte crescimento das vendas das lojas que constavam na base de clientes no ano anterior;
• No 4T20, houve expansão de 237,0% na adição de novas lojas quando comparado ao quarto trimestre de 2019. Com esses volumes de novos entrantes, fortalecemos a posição de maior, melhor e mais eficiente ferramenta para digitalização das PMEs no Brasil. Contribuiu, também, para o forte crescimento da receita líquida no segmento no trimestre; o crescimento de 158,7% (vs 4T19) no total transacionado (TPV) em nossa plataforma de pagamentos, a Yapay;
• As despesas com vendas, que compreendem as equipes de marketing e vendas, bem como os serviços contratados dessas mesmas naturezas e as eventuais provisões sobre devedores duvidosos, no 4T20 foi de R$ 24,2 milhões apresentando um incremento de 45,6% quando comparado ao 4T19, resultado das estratégias de marketing para fortalecer o nome da marca;
• Decorrente dos números apresentados anteriormente, o EBITDA Ajustado da Locaweb no 4T20 foi de R$ 36,4 milhões, montante 20,6% superior em relação ao 4T19, com a Margem EBITDA Ajustada apresentando redução de 2,7 p.p. no mesmo período devido principalmente à consolidação dos resultados das empresas adquiridas, que possuem margem EBITDA inferior às apresentadas no grupo;
• O resultado financeiro líquido no 4T20 foi uma despesa líquida de R$ 5,3 milhões; o que representou uma melhora de 28,6% em comparação com o 4T19. Em 2020, o resultado financeiro líquido foi uma despesa de R$ 14,5 milhões, representando uma melhora de 49,5% em comparação com 2019;
• Com base nos números apresentados anteriormente, o Lucro Líquido Ajustado da Locaweb no 4T20 foi de R$ 12,8 milhões, montante 23,1% superior ao 4T19, com a margem líquida de 9,1% no 4T20. Em 2020 o Lucro Líquido Ajustado apresentou crescimento de 47,7% em comparação com 2019.
Impacto: Marginalmente Positivo. O resultado foi positivo, à medida que mostrou um contínuo avanço do desempenho de sua plataforma em termos de novos clientes e aumento das vendas. O destaque do trimestre foi para o avanço do e-commerce, em termos de receita, com crescimento acima de 100%. Também ressaltamos a forte agenda de M&As ao longo do período, de acordo com o que a companhia traçava quando realizou sua oferta pública; há pouco mais de um ano. Seguimos com nossa recomendação de compra no papel, pautada no acelerado avanço do e-commerce, com as medidas de isolamento social e qualidade da gestão, que fez a empresa crescer e dar sequência a sua estratégia de expansão mesmo diante de um ano adverso.