Quinta-feira de agenda importante tanto por aqui, quanto lá fora. Internamente, o dia conta com o Relatório Trimestral de Inflação, que já foi divulgado pelo Banco Central, e com o IPCA-15 de março. Além disso, fica no foco a entrevista coletiva de Roberto Campos Neto e alguns membros do Copom, para comentar o RTI. Nos EUA o destaque fica para os números da última leitura do PIB relativo ao quarto trimestre de 2020.
O Relatório de Inflação divulgado há pouco trouxe mais detalhes sobre as expectativas do Bacen para a inflação. Segundo a autoridade monetária, a projeção para o IPCA em 2021 é de 5%, repetindo, portanto, os números apresentados pelo comunicado que acompanhou a decisão de política monetária, e a chance de estouro da meta de inflação em 2021 é de 41%. O documento trouxe também a revisão para o crescimento de 2021, com o PIB para o final do ano passando de 3,8% a 3,6%, com o Bacen voltando a dizer que o cenário atual já não prescreve o atual grau de estímulo monetário.
No campo corporativo, o dia conta com um noticiário agitado. Começando pelos resultados, a JBS (JBSS3) superou as estimativas do mercado no 4T, em um trimestre em que a demanda se mostrou forte e o câmbio também ajudou tanto o resultado operacional quanto financeiro. A Hermes Pardini (PARD3) teve um resultado operacional forte, com receita bem acima do consenso, mas o lucro veio abaixo do esperado, com a atualização do valor de compra de uma empresa adquirida anteriormente pesando no resultado financeiro. A Eletrobras (ELET6) definiu seu novo presidente. O atual secretário de energia do ministério de minas e energia, Rodrigo Limp, foi indicado pelo governo federal. Ele não passou pelo processo de seleção da consultoria que a Eletrobras havia contratado, o que levou ao pedido de demissão de um dos conselheiros da ELET. Mudanças também na Petrobras (PETR4), onde quatro diretores, incluindo a CFO, pediram para não terem seus mandatos renovados e devem ser substituídos junto com o presidente. O conselho da Petro aprovou a venda de uma refinaria na Bahia para o fundo Mubadala, por US$ 1,65 bilhão.
Há pouco, as bolsas europeias operavam em queda, com Londres cedendo 0,36% e Frankfurt em queda de 0,29%. Em Nova York o comportamento era semelhante, e há pouco Dow Jones e S&P futuros cediam 0,08% e 0,05%.
Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos