O já ex-presidente da Eletrobras Wilson Ferreira Júnior, afirmou em sua última teleconferência de resultados, que a definição do nome do seu sucessor pode acontecer “ainda esta semana”.
O processo de substituição dos nomes está ocorrendo desde janeiro; quando Ferreira Júnior anunciou que deixaria o cargo em face das dificuldades para viabilizar a privatização da empresa.
A companhia contratou uma empresa independente especializada em seleção para auxiliar a escolha de seu novo presidente.
O executivo defendeu o projeto de capitalização da estatal entregue no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro aos presidente da Câmara e do Senado. Ferreira Júnior destacou que a capitalização da empresa deve facilitar sua migração para o Novo Mercado da B3; segmento que reúne as empresas abertas com os melhores níveis de governança corporativa. No entanto, lembrou que diversas discussões ainda precisam ocorrer para o andamento do processo.
Entre as decisões a serem tomadas estão o modelo de separação da holding dos ativos que não podem ser privatizados – caso da Eletronuclear e da usina de Itaipu – e a possibilidade de criação de uma “golden share” que permita ao governo federal vetar decisões estratégicas mesmo após a perda do controle.
Impacto: Marginalmente Positivo. O mercado reagiu negativamente ao anúncio da saída do atual presidente; que veio com a justificativa da dificuldade para viabilizar o processo de privatização da empresa. No entanto, a troca de nomes, que vem sendo escolhida com ajuda de uma empresa independente contratada, e a capitalização da companhia pode facilitar sua transição ao Novo Mercado da B3.