A Embraer divulgou seu resultado referente ao 4T20. Neste, a cia reportou aumento de sua receita no 4T20 vs. 4T19. Ainda assim, a cia teve suas entregas negativamente impactadas ao longo do ano, especialmente devido a pandemia da Covid-19, que continua afetando o mundo e especialmente as viagens aéreas comerciais. As entregas anuais da Aviação Comercial caíram 51% em 2020 quando comparadas às 89 entregas de 2019, enquanto as entregas da Aviação Executiva foram menos impactadas caindo 21% em relação às entregas do ano anterior que foram de 109 jatos. Entre outros destaques, estão:
• Sua Receita líquida no período foi de R$ 9.812,0 milhões e teve crescimento de 14% em relação ao 4T19; principalmente em função da variação cambial no período. Nesse período, a Aviação Comercial apresentou queda de 3% na receita, o que foi compensada pelo crescimento da receita nas demais áreas de negócio; em especial em Defesa & Segurança que apresentou aumento de 121% na comparação com o mesmo período anterior;
• A variação cambial também impactou positivamente as receitas entre os 4T20 e o 4T19: (I) o segmento de Aviação Comercial representou 37,4% da receita consolidada no 4T20, contra 43,9% da receita no 4T19, com as receitas caindo 3% na comparação entre os trimestres, devido a menores entregas no período atual; (II) a parcela da receita da Aviação Executiva subiu de 29,7% no 4T19 para 31,1% no 4T20 e as receitas tiveram crescimento de 20%; (III) a receita do segmento de Defesa & Segurança teve crescimento de 121% no 4T20 em relação ao 4T19, apresentando crescimento principalmente relacionado às entregas do Super Tucano e sua parcela na receita total da Companhia aumentou de 8,9% no 4T19 para 17,2% no 4T20; e (IV) a receita de Serviços & Suporte caiu 8% em relação ao ano anterior e representou 13,9% da receita consolidada no 4T20, comparado aos 17,3% no 4T19. É importante mencionar que as receitas de Serviços & Suporte aumentaram 19% em relação ao 3T20 devido à melhora gradual da atividade de voo de companhias aéreas comerciais;
• A Margem bruta consolidada da Embraer no 4T20 foi de 12,1% ante os 13,4% do 4T19. Na comparação entre os trimestres, essa queda foi concentrada nos segmentos de Aviação Comercial (menor impacto das entregas nos custos fixos) e de Serviços & Suporte (menor atividade de clientes da Aviação Comercial). Além disso, durante o 4T20, a Empresa registrou R$ 69,6 milhões em despesas por excesso de capacidade ociosa relacionada à pandemia da Covid-19;
• As despesas administrativas no 4T20 totalizaram R$ 225,6 milhões e apresentaram queda em relação aos R$ 249,7 milhões reportados no 4T19; tendo como principal contribuinte a economia gerada pelas ações de reestruturação implementadas a partir de setembro de 2020;
• No 4T20, a Embraer apresentou Prejuízo líquido de R$ 7,7 milhões e Prejuízo por ação de R$ 0,01; comparados ao Prejuízo líquido de R$ 867,8 milhões e o Prejuízo por ação de R$ 1,18 registrados no 4T19. No ano, o Prejuízo líquido foi de R$ 3.616,0 milhões e o Prejuízo por ação de R$ 4,91; enquanto que em 2019, a Companhia apresentou Prejuízo líquido de R$ 1.316,9 milhões e Prejuízo por ação de R$ 1,79;
• O Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais ajustado (líquido de investimentos financeiros e ajustado pelos impactos não recorrentes no caixa); no trimestre foi de R$ 4.002,6 milhões e uma Geração livre de caixa ajustado de R$ 3.709,3 milhões;
Impacto: Positivo. O ano de 2020 foi desafiador para o setor de aviação, no entanto, a Embraer provou resiliência ao saber aproveitar diferentes oportunidades. Observando sua receita em aviação comercial, aviação executiva e defesa & segurança, é possível perceber uma constância da primeira e crescimento das duas outras; que devem seguir esta tendência ao longo dos próximos meses na nossa visão. Ressaltamos o fato de a empresa ser exportadora, com atuação global, o que a beneficiou no período e deve ser impactando de forma positiva, com o dólar se mantendo em patamares elevados. Ainda, por mais que as aéreas locais estejam prevendo um 1T21 e 2T21 mais desafiadores; com a deterioração da situação da pandemia no país, o avanço das campanhas de vacinação em outras regiões pode contrabalancear este efeito mais negativo. Por fim, destacamos o fato de que a renovação da frota por aeronaves pequenas e mais eficientes em termos de custos pode ser interessante aos seus clientes no período pós-crise. O resultado da Embraer foi forte e superou a expectativa do mercado, agora; é necessário acompanhar a empresa de perto para entender se sua performance deve se manter a estes níveis.