Antes de começar é importante considerar que para criar uma super carteira de dividendos você precisa ter foco no longo prazo.
As ações de dividendos estão entre as preferências de muitos investidores que pensam no longo prazo e com interesse em receber os lucros das empresas. Estas que, muitas vezes, podem oferecer renda periódica tanto de forma individual ou via alocação de carteira entre diferentes empresas com o mesmo perfil em busca de renda constante durante o ano.
Outra característica interessante deste perfil de ativo é que empresas pagadoras de dividendos, geralmente, osculam menos em períodos de crise ou forte volatilidade do mercado. Portanto, serve como alternativa para momentos de estresse aos que desejam um pouco mais de proteção.
Para conseguir bons retornos com esta modalidade, não basta apenas buscar algumas empresas aleatoriamente, é preciso levar em consideração alguns pontos. Confira na sequência as dicas entre diversos analistas para montar a sua carteira de dividendosÇ
5 dicas para uma super carteira de dividendos
1- Não olhe apenas para o Yield, observe bem a empresa.
Escolher ações que pagam boas taxas de dividendos não é suficiente, é importante levar em consideração as perspectivas para a empresa. Pois o dividend yield é calculado com base na divisão do preço da ação pelo valor esperado dos dividendos, ou seja, se a ação estiver com um preço muito baixo, logicamente, o dividend yield será alto proporcionalmente.
2- Fique atento nas datas. Data Ex e Data Pag.
Geralmente a empresa anuncia previamente a data que entrará em “Ex”, sendo a data em que ação deixa de ter o direito ao dividendo, portanto, quem tem interesse em participar precisa comprar a ação antes da data Ex. Já a Data Pag é a data de pagamento, ou seja, a data em que o dinheiro entra na conta do acionista.
3- Conheça a empresa, observe os fundamentos
Veja se a empresa possui recorrência nos pagamentos ao longo dos últimos anos e certifique-se sobre como está atualmente, se possui boa geração de caixa e números consolidados.
4- Planeja sua carteira olhando para o longo prazo
Uma carteira de dividendos precisa de tempo para amadurecer, comprando aos poucos, reinvestindo os dividendos e esperando o rendimento crescer ao longo do tempo.
5- Escolha entre 8 a 10 ações
Geralmente uma super carteira de dividendos possui cerca de 8 a 10 ações, pois assim, entende-se que é possível diversificar entre setores e escolher empresas que podem oferecer renda periódica ao longo do ano todo.
Quer saber mais como montar uma carteira de dividendos?
Confira o nosso MAPA DE DIVIDENDOS, o melhor calendário do mercado para montar sua Super Carteira de Dividendos!!