A terça-feira começa com algum alívio no mercado externo, com as bolsas reagindo à queda nos juros de longo prazo das Treasuries – o que vem proporcionando ganhos tanto na Europa quanto em Nova York. Por aqui, o mercado pode ser manter cauteloso pelo momento delicado da pandemia no país, ao mesmo tempo em que a votação da PEC emergencial fica no radar. Na tarde de ontem, ainda, a absolvição do ex-presidente Lula dos processos em que havia sido condenado no Paraná também fez preço, e seus desdobramentos devem continuar sendo acompanhados de perto pelos investidores.
Na agenda do dia, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elevou sua projeção de crescimento para a Zona do Euro em 2021, com o PIB esperado passando de 3,6% a 3,9%. Falando em PIB da Zona do Euro, foi anunciada uma contração de 0,7% no bloco no quarto trimestre do ano, consequência das medidas restritivas adotadas para conter o avanço da pandemia na região. Ainda na agenda, estudos preliminares divulgados na noite de ontem apontam que tanto a vacina da Pfizer quanto a Coronavac têm potencial de serem eficazes contra a cepa brasileira do vírus.
Do lado corporativo, a agenda conta com a divulgação de diversos resultados hoje, com destaque para a Magalu (MGLU3), que reportou forte crescimento de 66% nas vendas totais na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e um lucro líquido que superou o consenso. A Marfrig (MRFG3) também entregou um crescimento robusto no top line, com receita 28% acima do reportado no 4T19, mas o grande destaque foi o lucro de R$ 1,17 bilhão, com o câmbio beneficiando as operações norte americanas da companhia. A Petz (PETZ3) entregou 57% de crescimento na receita líquida, ainda assim, ela veio um pouco abaixo das expectativas do mercado. A companhia ainda conseguiu entregar EBITDA e lucro acima do consenso. A Gol (GOLL4) divulgou uma atualização ao mercado, mostrando que a demanda foi bastante afetada em fevereiro com o avanço dos casos de covid. A companhia teve uma queima de caixa média de R$ 3 milhões por dia no mês, patamar que a cia aérea estima ser a média para o 1T21.
Há pouco as bolsas europeias operavam com ganhos, e Londres e Frankfurt subiam, respectivamente, 0,36% e 0,43%. Em Nova York o comportamento dos índices futuros era misto, com Dow Jones subindo 0,90%, mas S&P futuro em queda de 0,56%.
Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos