O dia começa mais uma vez com alguma cautela local em função da definição sobre a origem dos recursos para a criação de um novo auxílio emergencial, que, especula-se, só deverá ser conhecida depois do carnaval. Na noite de ontem, em entrevista a uma rádio, o presidente da Câmara dos Deputados (Arthur Lira) voltou a falar em “excepcionalizar” o teto dos gastos em prol de um novo auxílio emergencial e entrar como uma “medida de guerra” – falas que não devem repercutir positivamente. Lá fora, depois de Dow Jones, S&P e Nasdaq terem renovado novas máximas históricas intraday na sessão de ontem, o dia começa com ganhos um pouco mais moderados. Ainda repercute, também, a fala do presidente do Fed (Jerome Powell) ontem, reafirmando o compromisso da instituição com uma política monetária acomodatícia até que o mercado de trabalho volte ao pleno emprego.

No noticiário do dia, a Alemanha estendeu seu lockdown até o dia 7 de março, em uma tentativa de conter a disseminação das novas variantes do vírus. Por aqui, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem o projeto de autonomia do Banco Central, e o texto agora deve ir para a sanção do Presidente da República. Foi aprovado ontem, também, o marco legal do câmbio, que estabelece bases para facilitar remessas de dólares entre o Brasil e outros países. O texto agora vai para a aprovação do Senado Federal.

No campo corporativo, a temporada de balanços e a fila de IPOs seguem dominando o noticiário corporativo. A Suzano (SUZB3) entregou números acima do esperado em todas as linhas do resultado nesse 4T20. Lucro ajustado do Banrisul (BRSR6) e EBITDA da Totvs (TOTS3) também superaram consenso Bloomberg. Hoje, teremos as estreias de Westwing (WEST3) e Cruzeiro do Sul (CSED3) na bolsa, a precificação de Orizon (ORVR3) e Eletromídia (ELMD3), além de ser o último dia para reservas de CSN Mineração (CMIN3). Fora de balanços e IPOs, a IMC (MEAL3) e a Raízen, da Cosan (CSAN3) fecharam um acordo visando facilitar a instalação de restaurantes Frango Assado em postos Shell e a adoção da bandeira Shell em postos operados pela IMC, acordo vale para regiões sul e sudeste. Por fim, segundo o Valor, um grupo de vítimas de Brumadinho vai entrar com uma ação no STF visando barrar o acordo fechado recentemente pela Vale.

Há pouco, os principais mercados do mundo operavam com altas moderadas: na Europa, Londres e Frankfurt subiam, respectivamente, 0,17% e 0,62%. Em Nova York, Dow Jones futuro operava em alta de 0,25%, enquanto S&P futuro subia 0,32%.

Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimento

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.