A B2W decidiu rever os pilares centrais de sua estratégia com os lojistas, ou sellers, do seu marketplace, shopping digital responsável por 60% de sua receita atualmente.

As mudanças, comunicadas aos varejistas na metade de janeiro, ficam validas a partir desse mês. As mudanças vão, de forma geral, diminuir as cobranças dos vendedores que utilizam a plataforma.

Apesar dessas medidas impactarem algumas formas de receita da companhia, a direção da B2W acredita que elas aumentarão a escala da operação; com mais varejistas e clientes optando pelo marketplace da empresa, uma maior frequência de consumo e uma elevação do valor do ticket.

As novas medidas adotadas são em três frentes: frete grátis para os clientes que comprarem mais de R$ 100; com a B2W subsidiando parte do valor; dependendo do nível do relacionamento do varejista com a companhia – 6 níveis de relacionamento, que necessitam de pagamento para o vendedor ter acesso -; o fim da taxa de comissão sobre o valor do frete; passando a ser um preço fixo de R$ 5 e a eliminação das comissões sobre vendas canceladas.

Assim, com um crescimento esperado de 50% no valor transacionado em seu marketplace, em 2021, a estratégia anunciada pela B2W busca a expansão de sua atividade, com maior volume e menores custos, e a melhoria de seu posicionamento no mercado, frente a seus competidores.

Impacto: Positivo. Por mais que as medidas possam vir a reduzir a receita da empresa de varejo digital, a direção da B2W acredita que elas aumentarão a escala da operação, com mais varejistas e clientes optando pelo marketplace da empresa, uma maior frequência de consumo e uma elevação do valor do ticket. A estratégia anunciada pela empresa busca a expansão de sua atividade, com maior volume e menores custos; e a melhoria de seu posicionamento no mercado, frente a seus competidores.

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