O ano em que menos é muito mais: Por 365 dias, parei de comprar, doei meus pertences, desliguei a TV e descobri o que realmente importa, é o que nos conta Cait Flanders, em livro publicado em novembro passado (Citadel Grupo Editorial) no Brasil. Misturando a história convincente de Cait com uma visão inspiradora e orientação prática, este livro questionará o que você está priorizando em sua vida – e, muito possivelmente, o levará a encontrar seu próprio caminho para o essencialismo.

Com quase 30 anos, Cait Flanders se viu presa no ciclo de consumismo que atinge tantos de nós: ganhar mais, comprar mais, em um looping interminável. Mesmo depois de ter trabalhado para se livrar de quase 30 mil dólares em dívidas de consumo, seus velhos hábitos voltaram a se estabelecer. Quando percebeu que nada do que estava fazendo ou comprando a deixava feliz – apenas impedindo-a de atingir seus objetivos – ela decidiu se colocar um desafio: não faria compras durante um ano inteiro. 


O ano em que menos é muito mais documenta a vida de Cait por doze meses, durante os quais ela comprou apenas itens de consumo necessários: mantimentos, produtos de higiene pessoal, gasolina para seu carro. Ao longo do caminho, ela se desafiou a consumir menos de muitas outras coisas além das compras. Ela arrumou seu apartamento
e livrou-se de 70% de seus pertences; aprendeu como consertar as coisas em vez de jogá-las fora; pesquisou o movimento de lixo zero; e ainda estabeleceu uma proibição de consumo televisivo. Em cada estágio, ela aprendeu que quanto menos consumia, mais realizada se sentia.

O desafio se tornou uma tábua de salvação quando, no decorrer do ano, Cait se viu em situações que viraram sua vida de cabeça para baixo. Diante das dificuldades, ela percebeu por que sempre recorreu a compras, álcool e comida – e o que isso lhe custou. Incapaz de alcançar qualquer um de seus vícios habituais, ela mudou hábitos que passou anos aperfeiçoando e descobriu o que realmente importava para ela.

Fonte: Amazon.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.